Currículo interdisciplinar potencializado pelo uso de tecnologias digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p1342-1367

Palavras-chave:

Paradigma da complexidade, Currículo, Interdisciplinaridade, Tecnologias digitais, Educação básica

Resumo

Pelas inovações e uso das tecnologias digitais buscou-se responder: quais os usos efetivos de ferramentas digitais que potencializam o ensino pela pesquisa, com enfoque interdisciplinar? Constituiu-se em pesquisa qualitativa, como estudo de caso único, em colégios de ensino médio.  Objetivou analisar os diferentes usos das tecnologias digitais em práticas pedagógicas inovadoras, com fundamentos e análises no paradigma da complexidade. Analisou-se a proposta pedagógica e aplicação de entrevista e questionário aos atores do processo. Criou-se um sistema de categorias de análise com triangulação dos dados (MORGADO, 2013). Identificou-se uma prática pedagógica inovadora que concilia o ensino com pesquisa e resolução de problemas em metodologia própria. Desenvolvem um currículo temático interdisciplinar, não seriado, visando a transdisciplinaridade, também próprio, além do uso efetivo de 10 ferramentas digitais.

Biografia do Autor

Rosilei Ferrarini, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Pedagoga ( UFPR) com especialização em Psicopedagogia (PUCPR). Formação em Consultoria em Gestão de Qualidade na Educação e Inovações Estratégicas. Mestre em Educação (PUCPR) e Doutoranda em Educação (PUCPR). Membro do Grupo de Pesquisa Práticas Pedagógicas com Tecnologias Educacionais - PRAPETEC PUCPR. 

Patrícia Lupion Torres, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Pedagoga (PUCPR), mestre em Educação (PUCPR), doutora em Engenharia de Produção (UFSC) e Pós doutorado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto- Portugal. Coordenadora do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação da PUCPR, professora titular e professora permanente do mestrado e doutorado em Educação da PUCPR. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Práticas Pedagógicas com Tecnologias Educacionais - PRAPETEC PUCPR

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Publicado

2021-09-29

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Artigos