Currículo interdisciplinar potencializado pelo uso de tecnologias digitais
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p1342-1367Palavras-chave:
Paradigma da complexidade, Currículo, Interdisciplinaridade, Tecnologias digitais, Educação básicaResumo
Pelas inovações e uso das tecnologias digitais buscou-se responder: quais os usos efetivos de ferramentas digitais que potencializam o ensino pela pesquisa, com enfoque interdisciplinar? Constituiu-se em pesquisa qualitativa, como estudo de caso único, em colégios de ensino médio. Objetivou analisar os diferentes usos das tecnologias digitais em práticas pedagógicas inovadoras, com fundamentos e análises no paradigma da complexidade. Analisou-se a proposta pedagógica e aplicação de entrevista e questionário aos atores do processo. Criou-se um sistema de categorias de análise com triangulação dos dados (MORGADO, 2013). Identificou-se uma prática pedagógica inovadora que concilia o ensino com pesquisa e resolução de problemas em metodologia própria. Desenvolvem um currículo temático interdisciplinar, não seriado, visando a transdisciplinaridade, também próprio, além do uso efetivo de 10 ferramentas digitais.
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