Protótipo “Teaching English to Teachers” pela perspectiva de justiça social

a educação antirracista na formação de professores de línguas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p372-393

Palavras-chave:

justiça social, formação de professores, protótipos

Resumo

Este artigo objetiva apresentar e analisar um protótipo (Teaching English to Teachers) para as aulas de línguas de programas de formação de professores de Inglês e analisar quais princípios de justiça social foram desenvolvidos e transpostos didaticamente. A proposta está embasada no ensino de línguas pela perspectiva da justiça social (FREIRE, 1974; ADAMS; BELL, 2016; BELL, 1997; ZEICHNER, 2008), na perspectiva do Pós-Método (KUMARAVADIVELU, 2003) e no conceito de material didático da proposta do web currículo (ALMEIDA, 2014) e dos protótipos (ROJO, 2017a). Os resultados apontam para diversos princípios da justiça social transpostos didaticamente. Concluímos que protótipos pensados a partir da perspectiva da justiça social e do pós-método para as aulas de língua inglesa têm potencial de propiciar práticas pedagógicas que contribuem para a construção de identidade docente com princípios ético-cidadãos.

Biografia do Autor

Michele Salles El Kadri, Universidade Estadual de Londrina

Professora Adjunta da Universidade Estadual de Londrina. Pós-Doutora em Linguística Aplicada pela UNicamp e Pós dourado em Educação pela UFES (em andamento). Doutora em Estudos da Linguagem (UEL) com estágio de doutorado-sandwich na Griffith University, Australia, sob a supervisão do Prof. Dr. Wolff-Michael Roth. Mestre em Estudos da LInguagem e Especialista em língua inglesa pela mesma universidade.Membro do GT de Linguagens e Tecnologias da Anpoll e professora no Programa de Pós Graduação em Educação da UEL e Coordenadora do Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas da UEL. Bolsista Produtividade da Fundação ARaucária. Foi coordenadora do Colegiado de Letras Estrangeiras Modernas, Presidente do FOPE (Forum Permanente das Licenciaturas) da UEL e coordenadora Pedagógica da COPS-UEL. Desenvolve pesquisa sobre aprendizagens/transformações docentes em contexto escolar pelo viés da perspectiva sócio-histórico-cultural e dos referenciais de análise crítica da linguagem. Tem interesse em estudos que investiguem a aprendizagem de professores em contexto escolar com foco nas transformações nas relações interpessoais (modos de agir), nas práticas discursivas (modos de representar) e nas identificações (modos de ser). Também tem interesse nas formas como a escola, a comunidade e o conhecimento são representados e (re)ssignificados de acordo com as práticas experenciadas em contexto de estágio e iniciação a docência. Sua pesquisa também foca na aprendizagem de alunos, professores e comunidade no contexto de escolas e universidades mediados por diversos artefatos (tecnológicos, humanos, institucionais) quanto em contextos de ambientes informais, como por exemplo, as redes sociais. A interface entre linguagens e tecnologias digitais,o papel do inglês no cenário atual e práticas democráticas de aprendizagem (deliberação, co-teaching e diálogo cogerativo, comunidades de prática) também permeiam suas práticas. Tem experiência na área de ensino de línguas estrangeiras, atuando principalmente na formação de professores em relação ao aprendizado em contexto escolar. Atualmente, interessa-se por pesquisas na área de formação do professor pela perspectiva socio-histórico-cultural (principalmente coteaching e diálogo-cogenerativo), análise crítica do discurso, novas tecnologias, formação de professores no âmbito das políticas públicas (PIBID, PDE, Novos Talentos, Prodocência) e implicações do estatuto do inglês como língua franca para a formação de professores. Tem vários artigos, livros e capítulos publicados em cenário nacional e internacional.

Thaiza Cristina Zancopé, Universidade Estadual de Londrina

Professora de língua inglesa. Graduada em Letras Ingles pela universidade Estadual de Londrina. Mestre em Letras Estrangeiras Modernas. Doutoranda em Estudos da Linguagem (UEL). Bolsista de Doutorado (Capes).

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2022-03-30

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Artigos