Protótipo “Teaching English to Teachers” pela perspectiva de justiça social
a educação antirracista na formação de professores de línguas
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p372-393Palavras-chave:
justiça social, formação de professores, protótiposResumo
Este artigo objetiva apresentar e analisar um protótipo (Teaching English to Teachers) para as aulas de línguas de programas de formação de professores de Inglês e analisar quais princípios de justiça social foram desenvolvidos e transpostos didaticamente. A proposta está embasada no ensino de línguas pela perspectiva da justiça social (FREIRE, 1974; ADAMS; BELL, 2016; BELL, 1997; ZEICHNER, 2008), na perspectiva do Pós-Método (KUMARAVADIVELU, 2003) e no conceito de material didático da proposta do web currículo (ALMEIDA, 2014) e dos protótipos (ROJO, 2017a). Os resultados apontam para diversos princípios da justiça social transpostos didaticamente. Concluímos que protótipos pensados a partir da perspectiva da justiça social e do pós-método para as aulas de língua inglesa têm potencial de propiciar práticas pedagógicas que contribuem para a construção de identidade docente com princípios ético-cidadãos.
Referências
ADAMS, Mauranen; BELL, Lee Anne (Ed.). Teaching for diversity and social justice. London: Routledge, 2016.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. A tecnologia precisa estar presente na sala de aula. [Entrevista concedida ao] Portal Educar para Crescer, São Paulo, 2014. Disponível em: http://educarparacrescer.abril.com.br/gestao-escolar/tecnologia-na-escola-618016.shtml. Acesso em: 24 jan. 2019.
BELL, Lee Anne. Theoretical foundations for social justice education. In: ADAMS, Mauranen; BELL, Lee Anne; GRIFFIN, Pat (ed.). Teaching for diversity and social justice: a sourcebook. New York: Routledge, 1997. p. 3-15.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n.º 02/2015, de 1.º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, data de publicação do DOU, seção 1, n. 124, p. 8-12.
CAVALLEIRO, Eliane dos Santos. Educação anti-racista: compromisso indispensável para um mundo melhor. In: CAVALLEIRO, Eliane dos Santos (org.). Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Selo Negro, 2001. p. 141-160.
COPE, Bill; KALANTZIS, Mary (Ed.). Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. New York: Routledge, 2006.
FERREIRA, Aparecida de Jesus. Educação antirracista e práticas em sala de aula: uma questão de formação de professores. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 21, n. 46, p. 275-288, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.29286/rep.v21i46.408. Acesso em: 30 mar. 2021.
FILATRO, Andrea Cristina; PICONEZ, Stela. Planejamento, design, implementação e avaliação de programas de educação on-line. Curitiba: Escola de Governo do Paraná, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.
HACKMAN, Heather. Five essential components for social justice education. Equity & Excellence in Education, London, v. 38, n. 2, p. 103-109, 2005.
KUMARAVADIVELU, Bala. The postmethod condition: (e)merging strategies for second/foreign language teaching. TESOL Quarterly, Washington, v. 28, n. 1, p. 27-48, 1994.
KUMARAVADIVELU, Bala. Beyond methods: macrostrategies for language teaching. New Haven: Yale University Press, 2003.
LEFFA, Vilson. Como produzir materiais para o ensino de línguas: produção de materiais de ensino: teoria e prática. Pelotas: Educat, 2003.
LEFFA, Vilson. O professor de línguas estrangeiras: do corpo mole ao corpo dócil. Linguística Aplicada e contemporaneidade. São Paulo: ALAB/Pontes, 2005.
LEMKE, Jay. Letramento metamidiático: transformando significados em mídias. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 49, n. 2, p. 455-479, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-18132010000200009. Acesso em: 20 mar. 2020.
MARSARO-PAVAN, Fabiana. Dos livros didáticos aos protótipos de ensino: em direção a um web-currículo. Revista Triângulo, Uberaba, v. 10, n. 1, p. 96-111, 2017. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2098. Acesso em: 20 mar. 2020.
ROJO, Roxane Helena Rodrigues. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, Roxane Helena Rodrigues; MOURA, Eduardo (Orgs.). Multiletramentos na Escola. São Paulo: Parábola, 2012. p. 11-32.
ROJO, Roxane Helena Rodrigues. Entre plataformas, ODAs e protótipos: novos multiletramentos em tempos de WEB2. The ESPecialist, São Paulo, v. 38, n. 1, 2017a.
ROJO, Roxane Helena Rodrigues. Novos multiletramentos e protótipos de ensino: por um webcurrículo. In: CORDEIRO, Glaís Sales Cordeiro.; BARROS, Eliana Merlin Daganutti de Barros.; GONÇALVES, Adair Vieira Gonçalves (Orgs.). Letramentos, objetos e instrumentos de ensino: gêneros textuais, sequências e gestos didáticos. Campinas: Pontes, 2017b. p. 189-216.
ROJO, Roxane Helena Rodrigues; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
ROJO, Roxane Helena Rodrigues; MOURA, Eduardo. Novos multiletramentos e protótipos de ensino: por um webcurrículo. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, 2016.
SANTOS, Benyelton Miguel dos. Justiça social e letramento crítico: reflexões sobre o ensino de inglês como língua adicional no projeto casas de cultura no campus da UFAL. 2018. Dissertação (Mestrado em letras e linguística) – Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
ZANCOPÉ, Thaiza. Teaching English to Teachers: uma proposta de protótipo para a formação inicial de professores de pela perspectiva da justiça social. 2020. Trabalho de Conclusão Final (Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2020.
ZEICHNER, Kenneth M. Formação de professores para a justiça social em tempos de incerteza e desigualdades crescentes. In: DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio; ZEICHNER, Kenneth M. (Orgs.). Justiça social: desafio para a formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 11-34.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.