Educação pós-pandemia

propostas decoloniais para enfrentamento da desumanização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p572-588

Palavras-chave:

filosofia, educação, decolonialidade, pandemia, desumanização

Resumo

Este artigo reflete sobre a decolonização como resposta ao fenômeno de desumanização manifestado no período de pandemia. O imbróglio que pautou essa análise foi: em que medida a decolonialidade contribui para o enfrentamento da desumanização evidenciada no período da pandemia da Covid-19? O referencial teórico está fundamentado em Laval (2004), Freire (1967; 2011; 2018) e Ballestrin (2013). Os objetivos são: (i) apresentar o impacto da pandemia da Covid-19 na educação brasileira; (ii) descrever práticas de dominação, explicitadas no período pandêmico, as quais fortaleceram a manutenção de subjetividades colonizadas; (iii) enfatizar o papel da perspectiva decolonial como dispositivo de enfrentamento da realidade opressiva. Como resultados da pesquisa, demonstramos a desigualdade social presente na educação e a cultura desumanizadora vigente; logo, a proposição decolonial é viável para a reestruturação de valores.

Biografia do Autor

José Pascoal Mantovani, UMESP

Doutor em Educação, mestre em ciências da religião, graduado em Teologia e Filosofia.

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Publicado

2022-06-29

Edição

Seção

Artigos