CULTURA, DIVERSIDADE E DIRETRIZES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1934-1956

Palavras-chave:

Cultura, Diversidade, Educação Escolar Indígena.

Resumo

Este artigo trata de concepções de Cultura, Diversidade e Educação Escolar Indígena. Também descreve acerca da Legislação da Educação Escolar Indígena e os avanços nas duas últimas décadas. É um recorte da tese “Formação de Professores e Currículo: uma prática em Ciências da Natureza para a diversidade com alunos indígenas em escola não indígena na cidade de Manaus”, cujo objetivo foi analisar a prática do ensino do componente curricular Ciências da Natureza para indígenas inseridos em escolas não indígenas. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa. A metodologia contempla observação direta, caminhada pedagógica, observação sistemática não participante, aula compartilhada, questionário e entrevista semiestruturada. Os resultados apresentaram invisibilidade dos alunos indígenas no currículo e ensino de Ciências da Natureza descontextualizado da cultura indígena, que não é contemplada nas práticas pedagógicas.

Biografia do Autor

Maria Rosemi Araujo do Nascimento, SEMED Manaus

Professora da Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação de Manaus. Doutora em Educação: Currículo pela PUC/SP. Mestre em Educação em Ciências pela UEA/AM.

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Publicado

2020-12-16

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Artigos