Compreensão leitora e desempenho acadêmico no Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p669-693

Palavras-chave:

compreensão leitora, leitura, desempenho acadêmico, Ensino Médio

Resumo

A compreensão leitora é uma habilidade complexa e desafia muitos estudantes. Investigações nessa temática são ainda escassas no Ensino Médio, apesar de fundamentais, pois a falta de domínio da compreensão compromete a aprendizagem do adolescente, dificultando sua ascensão à Educação Superior. Este estudo, fundamentado na Psicologia Cognitiva, teve o objetivo de investigar a relação entre a compreensão leitora (tarefa Cloze) e o desempenho acadêmico (prova de Linguagens do Enem) em 80 alunos do 3º ano do Ensino Médio. Trata-se de um estudo quantitativo, com análise descritiva e inferencial dos dados. Verificaram-se correlações (Spearman) significativas e positivas, de modo que uma melhor compreensão leitora relaciona-se a um melhor desempenho acadêmico. As implicações educacionais sugerem um olhar amplo sobre essa habilidade que requer avaliações múltiplas, intervenções multiníveis, além de políticas educacionais voltadas para o desenvolvimento da compreensão leitora no Ensino Médio.

Biografia do Autor

Alessandra Figueiró Thornton, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS). Professora de escola pública estadual e privada.

Luciana Vellinho Corso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS). Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de Aprendizagem e Ensino, do PPGEDU/UFRGS.

Referências

BAKER, Linda; BROWN, Ann Leslie. Metacognitive skills of reading. In: PEARSON, Paul David; KAMIL, Michael L.; BARR, Rebecca. Handbook of reading research. New York: Longman, 1994. p. 353-394.

BOURDIEU, Piérre Felix; CHARTIER, Roger. A leitura: uma prática cultural. In: CHARTIER, Roger (Org.). Práticas de leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1998. p. 231-253.

BRAIBANT, Jean-Marc. A decodificação e a compreensão: dois componentes essenciais da leitura no 2.º ano primário. In: GRÉGOIRE, Jacques; PIÉRART, Bernadette (Orgs.). Avaliação dos problemas de leitura: os novos modelos teóricos e suas implicações diagnósticas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. p. 167-187.

BRASIL. Enem: relatório pedagógico. Brasília: Inep, 2002.

BRASIL. Diretoria de Avaliação da Educação Básica. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Avaliação Nacional da Alfabetização: relatório 2013-2014, análise dos resultados. Brasília: MEC/Inep, DAEB, 2015.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sistema de Avaliação da Educação Básica. Press Kit: Saeb, 2017; MEC/Inep, Saeb, 2018.

CARVALHO, Carolina; ÁVILA, Clara; KIDA, Adriana. Compreensão de leitura na dislexia do desenvolvimento. In: SALLES, Jerusa Fumagalli de; NAVAS, Ana Luiza (Orgs.). Dislexias do desenvolvimento e adquiridas. São Paulo: Pearson, 2017. p. 275-287.

COLTHEART, Max. Dual route and connectionist models of reading. London Review of Education, v. 4, n. 1, p. 5-17, Mar. 2006. Disponível em: https://www.scienceopen.com/hosted-document?doi=10.1080/13603110600574322. Acesso em: 15 mar. 2020.

CONNOR, Carol McDonald. A lattice model of the development of reading comprehension. Child Development Perspectives, v. 10, n. 4, p. 269-274, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1111/cdep.12200. Acesso em: 10 ago. 2019.

CORSO, Luciana Vellinho. Memória de trabalho, senso numérico e desempenho em aritmética. Revista de Psicologia: Teoria e Prática, n. 20, v. 1, p. 141-154, 2018. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/ptp/v20n1/pt_v20n1a09.pdf. Acesso em: 19 set. 2019.

CORSO, Helena Vellinho; SPERB, Tânia Mara; SALLES, Jerusa Fumagalli de. Comparação entre maus compreendedores e bons leitores em tarefas neuropsicológicas. Psicologia em Pesquisa, v. 7, n. 1, p. 37-49, 2013a. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psipesq/v7n1/v7n1a05.pdf. Acesso em: 20 set. 2018.

CORSO, Helena Vellinho; SPERB, Tânia Mara; SALLES, Jerusa Fumagalli de. Compreensão leitora: modelos de processamento e relações com outras habilidades cognitivas. In: ROAZZI, Antônio; JUSTI, Francis Ricardo dos Reis; SALLES, Jerusa Fumagalli (Orgs.). A aprendizagem da leitura e da escrita: contribuições de pesquisas. São Paulo: Vetor, 2013b. p. 83-108.

CORSO, Helena Vellinho; CORSO, Luciana Vellinho. Intervenção psicopedagógica na dislexia do desenvolvimento. In: SALLES, Jerusa Fumagalli de; NAVAS, Ana Luíza (Orgs.). Dislexias do desenvolvimento e adquiridas. São Paulo: Pearson, 2017. p. 343-353.

CORSO, Helena Vellinho et al. Desenvolvimento da compreensão de leitura: o papel decisivo da instrução focada nas diferenças individuais. Letras de Hoje, v. 54, n. 2, p. 211-220, abr./jun. 2019. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/32445/19051. Acesso em: 12 nov. 2019.

CORSO, Helena Vellinho; CORSO, Luciana Vellinho; SALLES, Jerusa Fumagalli de. Intervenção em habilidades de compreensão de leitura. In: CARDOSO, Caroline de Oliveira; DIAS, Natália Martins (Orgs.). Intervenção Neuropsicológica Infantil: Da estimulação precoce-preventiva à reabilitação. São Paulo: Pearson, 2019. p. 337-355.

DEACON, Helene; TONG, Xiuli. Crianças com dificuldades inesperadas de compreensão leitora. In: MALUF, Maria Regina; CARDOSO-MARTINS, Cláudia (Orgs.). Alfabetização no século XXI: como se aprende a ler e a escrever. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 17-48.

DORNELES, Beatriz V. As várias faces do caleidoscópio. Pátio: Revista Pedagógica, ano 3, n. 11, p. 24 -28, nov./jan. 1999.

FLETCHER, Jack et al. Transtornos de aprendizagem: da identificação à intervenção. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GOLBERT, Clarissa. Percepção, representação e operação na aprendizagem da matemática. In: BECKER, Fernando (Org.). Função simbólica e aprendizagem. Porto Alegre: Educat, 2002. p. 53-75.

GUIDETTI, Andréia Arruda; MARTINELLI, Selma de Cássia. Compreensão em leitura e desempenho em escrita de crianças do ensino fundamental. Revista de Psicologia da Vetor Editora, v. 8, n. 2, p. 175-184, jul./dez. 2007. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psic/v8n2/v8n2a08.pdf. Acesso em: 10 set. 2020.

HATTIE, John. Aprendizagem visível para professores: como maximizar o impacto da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2017.

INAF. Indicador de Alfabetismo Funcional. Resultados preliminares. Brasília, 2018. Disponível em: http://acaoeducativa.org.br/wpcontent/uploads/2018/08/Inaf2018_Relat%C3%B3rioResultadosPreliminares_v08Ago2018.pdf. Acesso em: 3 mar. 2019.

INEP. Portal Inep. Provas e gabaritos. 2017. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/provas-e-gabaritos. Acesso em: 30 abr. 2020.

INEP. Relatório Saeb (Aneb e Anresc) 2005-2015: panorama da década. Brasília: Inep, 2018.

KINTSCH, Walter. The role of knowledge in discourse comprehension: a construction integration. Psychological Review, v. 95, n. 2, p. 163-182, 1988. Disponível em: http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.583.406&rep=rep1&type=pdf. Acesso em: 20 maio 2019.

MÉNDEZ, Juan Manuel. A avaliação em uma prática crítica. Pátio, Porto Alegre, v. 7, n. 27, p. 21-24, ago./out. 2003.

MOOJEN, Sônia et al. Ötzi, o homem do gelo (texto). 2017. No prelo.

MORAIS, José; LEITE, Isabel; KOLINSKY, Régine. Entre a pré-leitura e a leitura hábil: condições e patamares da aprendizagem. In: MALUF, Maria Regina; CARDOSO-MARTINS, Cláudia (Orgs.). Alfabetização no século XXI: como se aprende a ler e a escrever. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 17-48.

OLIVEIRA, Katya Luciane de; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos; PRIMI, Ricardo. Estudo das relações entre compreensão em leitura e desempenho em disciplinas na universidade. Revista Interação em Psicologia, v. 7, p. 19-25, 2003. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/psicologia/article/view/3203. Acesso em: 03 jul. 2020.

OLIVEIRA, Katya Luciane de; BORUCHOVITCH, Evely; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. Leitura e desempenho escolar em português e matemática no ensino fundamental. Paidéia, v. 18, n. 41, p. 531-540, set./dez. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/ZhxcsQSCShhYVmt5wzBY5ng/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 05 abr. 2020.

PATTO, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: T.A. Queiroz, 1996.

PERALVA, Angelina Teixeira; SPOSITO, Marilia Pontes. Quando o sociólogo quer saber o que é ser professor. [Entrevista com François Dubet]. Revista Brasileira de Educação, s.n., 1997. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/rbedu/n05-06/n05-06a18.pdf. Acesso em: 03 mar. 2019.

PERFETTI, Charles, LANDI, Nicole; OAKHILL, Jane. A aquisição da habilidade de compreensão da leitura. In: SNOWLING, Margaret; HULME, Charles (Orgs.). A ciência da leitura. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 245-265.

RODRIGUES, Jaqueline de Carvalho et al. Construção da tarefa de leitura de palavras e pseudopalavras (TLPP) e desempenho de leitores proficientes. Temas em Psicologia, v. 23, n. 2, p. 413-429, 2015. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v23n2/v23n2a12.pdf. Acesso em: 08 jun. 2019.

SALLES, Jerusa Fumagalli de; PARENTE, Maria Alice de Mattos Pimenta. Avaliação da leitura e escrita de palavras em crianças de 2ª série: abordagem neuropsicológica cognitiva. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 20, n. 2, p. 220-228, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/a/g6D37ZCtrLY6wXbLMqNb3pP/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 13 jul. 2018.

SALLES, Jerusa Fumagalli de; CORSO, Helena Vellinho. Preditores neuropsicológicos da leitura. In: SALLES, Jerusa Fumagalli de; HASSE, Vitor Geraldo; DINIZ, Leandro (Orgs.). Neuropsicologia do desenvolvimento: infância e adolescência. Porto Alegre: Artmed, 2016. p. 117-124.

SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos; SUEHIRO, Adriana Cristina Boulhoça; OLIVEIRA, Katya Luciane de. Habilidades em compreensão da leitura: um estudo com alunos de psicologia. Estudos de Psicologia, v. 21, n. 2, p. 29-41, maio/ago. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/SD5vGLzrRNTk4Wv46CbmjCk/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 ago. 2019.

SHAPIRO, Edward et al. Development and validity of the rating scales of academic skills for reading comprehension. School Psychology Quarterly, jan. 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1037/spq0000193. Acesso em: 10 fev. 2020.

SILVA, Fábio Luiz da. Compreensão em leitura e desempenho em história com uso de cloze. Unopar, Londrina, v. 14, n. 2, p. 123-127, jun. 2013. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsskroton.com.br/article/view/640. Acesso em: 06 fev. 2019.

SMITH, Corine. Learning disabilities: past and present. Journal of Learning Disabilities, v. 18, n. 9, p. 513-517, 1985. Disponível em: https://doi.org/10.1177/002221948501800902. Acesso em: 10 ago. 2019.

SNOWLING, Margaret; HULME, Charles (Orgs.). A ciência da leitura. Porto Alegre: Penso, 2013.

SOLÉ, Isabel. Ler, Leitura, Compreensão: “sempre falamos da mesma coisa?”. In: TEBEROSKY, Ana et al. Compreensão de leitura: a língua como procedimento. Porto Alegre: Artmed, 2003. p. 17-33.

SOUSA, Lucilene Bender; HÜBNER, Lilian Cristine. Dificuldades de compreensão leitora em estudantes concluintes do ensino fundamental. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 44, n. 81, p. 67-76, dez. 2019. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/13957. Acesso em: 23 fev. 2020.

TAYLOR, Wilson. Cloze procedure: a new tool for measuring readability. Journalism quarterly, n. 30, p. 414-433, 1953. Disponível em: https://www.gwern.net/docs/psychology/writing/1953-taylor.pdf. Acesso em: 20 ago. 2018.

VEIGA-NETO, Alfredo. Pensar a escola como uma instituição que pelo menos garanta a manutenção das conquistas fundamentais da modernidade. In: COSTA, Marisa V. (Org.). A escola tem futuro. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 103-126.

VIGGIANO, Esdras; MATTOS, Cristiano. O desempenho de estudantes no Enem 2010 em diferentes regiões brasileiras. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 94, n. 237, p. 417-438, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/dLdrbB3DSjMvQGm7GnGF7XB/?format=pdf&lang=pt . Acesso em: 03 dez. 2019.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Downloads

Publicado

2022-06-29

Edição

Seção

Artigos