ALTERNATIVAS PARA CREDITAÇÃO CURRICULAR DA EXTENSÃO: DEFINIÇÕES CONCEITUAIS E ANÁLISE NORMATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i2p588-611

Palavras-chave:

Extensão, Creditação da extensão, Reforma universitária.

Resumo

O artigo tem dois objetivos, apresentar uma discussão sobre a definição conceitual-normativa da dimensão de Extensão do ensino superior; e analisar como a creditação da extensão tem sido implementada nas Instituições de Ensino Superior do país, desde que se tornou medida obrigatória disposta em regulamento nacional desde 2018. A respeito do primeiro propósito, a concepção atual de Extensão é abrangente, polissêmica e, na medida do possível, neutra, permitindo a sua instrumentalização na rede de ensino superior a partir de interpretações múltiplas de sua natureza. Sobre o segundo objetivo, dentre os modelos de curricularização verificados, percebe-se que alguns procuram seguir uma orientação mais transformadora e coerente com as propostas de curricularização da extensão, e outros apenas adaptam a pressão por alteração de acordo com condições próprias.

Biografia do Autor

Edson José Neves Júnior, Universidade Federal de Uberlândia

Professor do Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Doutor em Estudos Estratégicos Internacionais (2015), Mestre em Relações Internacionais (2010) e Graduado e Especialista em História (2003 e 2007), todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. 

Jaqueline Maissiat, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Professora do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) em cooperação técnica, originária do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) no Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (CEFOR). Possui graduação em Pedagogia - Multimeios e Informática Educativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004) e mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007), Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Informática Educativa/Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  

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Publicado

2021-06-30

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Artigos