Desafios da entrada na carreira docente na educação física sob a análise de professores formadores da universidade
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i3p1308-1334Palavras-chave:
profissionalização do ensino, formação de professores, plano de carreira docente, educação física escolar, professores iniciantesResumo
Este estudo objetivou analisar as representações de sete professores de universidades públicas do estado de São Paulo com relação aos principais desafios para a inserção profissional de professores de Educação Física, no início de carreira, na escola. As entrevistas foram submetidas à Análise de Conteúdo, resultando em duas categorias: “Considerações acerca da falta de acompanhamento de egressos na inserção profissional como professor de Educação Física” e “Perspectivas acerca da discrepância entre formação e prática profissional para o professor iniciante na Educação Física”. Os formadores reconheceram o distanciamento entre formação e inserção profissional, o que incide de modo veemente nos professores iniciantes. Políticas de acompanhamento de inserção de professores são necessárias, o que se apresenta como desafio para universidades, escolas e políticas públicas na atualidade.
Referências
ALMEIDA, Patrícia C. A. et al. As pesquisas sobre professores iniciantes: uma revisão integrativa. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v.14, 1-20, e 4152113, jan./dez. 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14244/198271994152. Acesso em: 20 out. 2021.
ALTET, Marguerite. Profissionalização do ofício de professor e da formação em questão: explorar as contribuições da pesquisa para fortalecer e refundar a profissão. In: SPAZZIANI, M. L. (Org.). Profissão de professor: Cenários, tensões e perspectivas. São Paulo: Unesp, 2016. p. 39-66.
ANPED. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Uma formação formatada. 2019. Disponível em: https://anped.org.br/sites/default/files/images/posicao_da_anped_sobre_o_texto_referencia_-_diretrizes_curriculares_nacionais_e_base_nacional_comum_para_a_formacao_inicial_e_continuada_de_professores_da_educ.pdf. Acesso em: 25 out. 2021.
BARDIN, Lawrence. Análise de Conteúdo. Lisboa: LDA, 1991.
BORGES, Cecília Maria Ferreira. O professor de educação básica e seus saberes profissionais. Araraquara: JM, 2004.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015. Diário Oficial da União, Brasília, 2 de julho, Seção 1. p. 8-12, 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 1, de 27 de outubro 2020. Diário Oficial da União, Brasília, 29 de outubro de 2020, Seção 1, p. 103-106, 2020.
COCHRAN-SMITH, Marilyn. A Tale of Two Teachers: Learning to Teach Over Time. Kappa Delta Pi Record, Londres, v.48, n.3, p.108-122, 2012. Disponível em: https://www.learninglandscapes.ca/index.php/learnland/article/view/A-Tale-of-Two-Teachers-Learning-to-Teach-Over-Time/699. Acesso em: 13 out. 2021.
CORRÊA, Priscila M.; PORTELLA, Vanessa C. M. As pesquisas sobre professores iniciantes no Brasil: uma revisão. Olhar de professor, Ponta Grossa, n. 15, v. 2, p. 223-236, 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4287. Acesso em: 08 out. 2021.
COSTA FILHO, Roraima Alves da. Professores iniciantes de educação física: discussões a partir das fontes de autoeficácia docente. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2014.
CUNHA, Maria Isabel.; ZANCHET, Beatriz Maria Boéssio Atrib. A problemática dos professores iniciantes: tendência e prática investigativa no espaço universitário. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 189-197, set./dez. 2010. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/6999. Acesso em: 08 out. 2021.
FISCHMAN, Gustavo E.; DIAZ, Victor H. Ensinar para qual América? Reflexões de professores iniciantes sobre suas escolhas profissionais e a crise econômica. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 2, n. 11, p. 495-514, ago. 2013. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/16620. Acesso em: 08 out. 2021.
FORMOSINHO, João. Formação de professores: Aprendizagem profissional e acção docente. Porto: Porto, 2009.
GARIGLIO, José Angelo. A inserção profissional de professores de educação física iniciantes: aprendendo a ser professor. Educação, Porto Alegre, v. 39, n. 3, p. 312-326, set.-dez. 2016. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/22740. Acesso em: 15 out. 2021.
HARGREAVES, Andy. Teaching in the knowledge society: education in the age of insecurity. Nova York: Teachers College Press, 2003.
HARGREAVES, Andy.; FULLAN, Michael. Professional Capital: Transforming Teaching in Every School. Nova York: Teachers College Press, 2012.
HOLMES GROUP. Tomorrow’s Teachers: a Report of the Holmes Group. East Lansing, MI: Holmes Group, 1986.
HUBERMAN, Michael. Teacher Development and Instructional Mastery. In: HARGREAVES, Andy; FULLAN, Michael (Orgs.). Understanding teacher development. Nova York: Teachers College Press, 1992. p. 122-142.
HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto, 1995. p. 31-61.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2011.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MARCELO GARCÍA, Carlos. Formação de Professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto, 1999.
MARCONI, Marina de Andrade.; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1982.
MONTEIRO, Agostinho Reis. Profissão docente: profissionalidade e autorregulação. São Paulo: Cortez, 2015.
NÓVOA, Antonio. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, out./dez. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/WYkPDBFzMzrvnbsbYjmvCbd/abstract/?lang=pt. Acesso em: 13 out. 2021.
NÓVOA, Antonio. Entre a Formação e a Profissão: ensaio sobre o modo como nos tornamos professores. Currículo sem Fronteiras, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 198-208, jan./abr. 2019. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol19iss1articles/novoa.pdf. Acesso em: 15 out. 2021.
OLIVEIRA, Dalila A. Os trabalhadores em educação e a constituição Política da profissão docente no Brasil. Educar em Revista, Curitiba, v. 26, n. especial 1, p. 17-35, 2010. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20463. Acesso em: 15 out. 2021.
OLIVEIRA, Tânia Modesto Veludo. Amostragem não probabilística: adequação de situações para uso e limitações de amostras por conveniência, julgamento e cotas. Revista Administração On Line, São Paulo, v. 2, n. 3, p. 01-15, jul./ago./set. 2001. Disponível em: https://pesquisa-eaesp.fgv.br/sites/gvpesquisa.fgv.br/files/arquivos/veludo_-_amostragem_nao_probabilistica_adequacao_de_situacoes_para_uso_e_limitacoes_de_amostras_por_conveniencia.pdf. Acesso em: 15 out. 2021.
PAPI, Silmara O. G.; MARTINS, Pura Lúcia O. As pesquisas sobre professores iniciantes: algumas aproximações. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 03, p. 39‐56, dez. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/QbJB85vQGCry6s56Nz9dQdP/?lang=pt. Acesso em: 15 out. 2021.
PERRENOUD, Philippe. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1997.
REIS, Adriana T.; ANDRÉ, Marli E.D.A.; PASSOS, Laurizete F. Políticas de Formação de Professores no Brasil, pós LDBEN 9.394/96. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, v. 12, n. 23, p. 31-44, 30 abr. 2020. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/289. Acesso em: 15/10/2021.
REYNOLDS, Anne. The Knowledge Base for Beginning Teachers: Education Professionals’ Expectations versus Research Findings on Learning to Teach. The Elementary School Journal, Chicago, v. 95, n. 3, p. 199-221, jan. 1995. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/1001931. Acesso em: 11 set. 2021.
RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto. Entre a escola e a universidade: análise do processo de fundamentação e sistematização da Epistemologia da Prática Profissional de professores de Educação Física. 2018. Tese (Doutorado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2018.
RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto. Reformas Curriculares no Campo Educativo: Políticas e Práticas Educacionais Cotidianas e Limites da Perspectiva Aplicacionista. Education Policy Analysis Archives, v. 29, n. 135, p. 1-19, 2021. Disponível em: https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/5969. Acesso em: 15 out. 2021.
TARDIF, Maurice. A profissionalização do ensino passados trinta anos: dois passos para a frente, três para trás. Educação e Sociedade, São Paulo, v. 34, n. 123, p. 551-571, abr./jun. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/LtdrgZFyGFFwJjqSf4vM6vs/abstract/?lang=pt. Acesso em: 25 out. 2021.
TARDIF, Maurice.; LESSARD, Claude. O trabalho docente: Elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
THOMAS, Jerry R.; NELSON, Jack K.; SILVERMAN, Stephen J. Research methods in Physical Activity. Champaign: Human Kinetics, 2011.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.