Outro projeto, outra escola

Outros fazeres-saberes curriculares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p1198-1221

Palavras-chave:

Inovação, Currículo, Educação Básica

Resumo

O presente estudo objetivou analisar uma proposta educacional alternativa tendo como questão investigar em que medida a experiência em andamento traz elementos para uma inovação curricular na Educação Básica. A pesquisa de abordagem qualitativa adotou como metodologia o Estudo de Caso. Os instrumentos de pesquisa se constituíram de observação, análise documental e entrevista semiestruturada. Os resultados indicam que a proposta apresenta alterações em um conjunto de aspectos considerados prioritários para uma inovação curricular. O currículo em andamento identifica-se com as teorias curriculares críticas e com a abordagem curricular integrada, repercutindo na superação de dois núcleos que têm se mantido intactos no currículo hegemônico: a disciplinaridade e a seriação.  A pesquisa apontou ainda que a inovação curricular é marcada pela complexidade, mas não vencida pela possibilidade de conceber e fazer outra escola, outra educação e um novo currículo. 

Biografia do Autor

Rosiana da Silva Novaes de Paula, UNASP

Mestre em Educação, professora de Inglês do Ensino Fundamental II e Médio no Centro Universitário Adventista de São Paulo. Membro do grupo de pesquisa CNPq FORME - Formação de Educadores. Trabalhou como Coordenadora Pedagógica e Orientadora Educacional na Educação Básica. Possui experiência como professora no Ensino Superior em Estudos da Linguagem e Prática Pedaógica.

Elize Keller-Franco, UNASP

 Mestre e Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é docente permanente no Mestrado profissional em Educação do UNASP. Atuou como Coordenadora Pedagógica na Educação Básica e Ensino Superior. Tem experiência na área de Educação com ênfase em planejamento, formação docente, currículo e avaliação, atuando principalmente nos seguintes temas: Projetos, Metodologias Ativas, Inovação Curricular, Formação de Professores e Gestão Escolar. Foi membro do grupo de pesquisa "Formação de Professores e Paradigmas Curriculares" coordenado pelo professor Marcos Masetto na PUC/SP de 2005 a 2015 e pesquisadora bolsista da CAPES. Coordena o Grupo de Pesquisa CNPq FORME- Formação de Educadores. 

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Publicado

2021-09-29

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Artigos