PROFESSORALIDADE: PERSPECTIVAS EM FABULAÇÃO

Autores

  • Rosane Meire Vieira de Jesus Universidade do Estado da Bahia, Campus de Conceição do Coité, Departamento de Educação http://orcid.org/0000-0002-2920-6913
  • Maria Inez Carvalho Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. http://orcid.org/0000-0002-8032-072X

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1691-1711

Palavras-chave:

Professoralidade, Fabulação, Desconstrução.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre o termo professoralidade, parte do léxico de dois grupos baianos de pesquisa em Educação. Tal termo é investigado com a intenção de se compreender como o mesmo tem sido operado conceitualmente nos trabalhos produzidos nos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil. A revisão sistemática utiliza, como banco de dados, o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, no espaço temporal de 2010 a 2019. O critério de inclusão do corpus do estudo são dissertações, Trabalhos Finais de Conclusão de Curso (TFCC) e teses de doutoramento que têm o descritor “professoralidade(s)” no título, resumo e/ou palavras-chave.  Assim, são encontrados vinte e dois trabalhos: 12 dissertações, 6 TFCC e 4 teses. Com a revisão sistemática de literatura, são cartografadas as desconstruções presentes nas perspectivas de professoralidade fabuladas pelos diversos autores.

Biografia do Autor

Rosane Meire Vieira de Jesus, Universidade do Estado da Bahia, Campus de Conceição do Coité, Departamento de Educação

Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-graduação e Pesquisa em Educação da UFBA, Professora Titular do Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade, Mestrado Profissional em Educação e Diversidade do Departamento de Educação, Campus de Conceição do Coité, Universidade do Estado da Bahia.

Maria Inez Carvalho, Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.

Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-graduação e Pesquisa em Educação da UFBA, Professora Titular da Faculdade de Educação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Universidade Federal da Bahia

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Publicado

2020-12-16

Edição

Seção

Dossiê ABdC 2020: Fabulações curriculantes na escola e na universidade