PARA UMA PEDAGOGIA CULTURAL: O CURRÍCULO E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO RIBEIRINHA NA AMAZÔNIA
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1712-1732Palavras-chave:
Escolas Ribeirinhas, Currículo, Cultura.Resumo
É abordada a relação entre currículo e cultura, dentro do contexto educacional, desenvolvida nas escolas ribeirinhas na Amazônia. Para tanto, foi realizada uma análise sobre as concepções do currículo e as relações de aspectos culturais das populações do campo e análise bibliográfica, para compreender como se constitui as noções de cultura nas práticas curriculares na educação do campo. Pretendeu-se identificar os problemas, as necessidades, as dimensões (em particular a cultural) e as perspectivas que se impõem sobre a materialidade do currículo das escolas do campo e que contemplam as especificidades dos saberes culturais das populações da Amazônia. Essa pesquisa visa contribuir com as discussões a respeito das práticas desenvolvidas pelos professores de turmas multisseriadas de escolas ribeirinhas que dispõem de saberes socioculturais seculares da região amazônica com os conhecimentos escolares, de modo que colabore para a valorização da identidade e da diversidade sociocultural dessa região.
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