Pesquisa com os cotidianos
um extrato dialógico no curso de Pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1791-1812Palavras-chave:
Cotidiano, Currículo, Dialogia, EnunciadoResumo
Neste trabalho, propõe-se a interpretar, em narrativas docentes do curso de Pedagogia, no interior da disciplina Currículo e Programas, a mobilização do enunciado cotidiano como índice discursivo da formação. A análise dos enunciados amparou-se nos estudos nos/dos/com os cotidianos, apostando na confluência da Análise Dialógica do Discurso (BRAIT, 2006, 2012) com os conceitos de estratégias e táticas (CERTEAU, 1996, 2008). As narrativas foram tomadas para extração e interpretação dos enunciados que expuseram a apropriação da práxis na esfera do currículo. Os resultados corroboram a compreensão de que a noção de dialogia e os conceitos cotidianistas potencializam os conhecimentos criados nas redes dos sujeitos praticantes da escola.
Referências
ALVES, Nilda. A narrativa como método na história do cotidiano escolar. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1., 2000, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos [...]. Rio de Janeiro: SBHE, 2002. Disponível em: http://www.sbhe.org.br/node/82. Acesso em: 10 dez. 2021.
ALVES, Nilda. Decifrando o pergaminho – os cotidianos das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: ALVES, Nilda; OLIVEIRA, Inês Barbosa de. (org.). Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas sobre redes de saberes. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. p. 13-38.
ALVES, Nilda. Artefatos tecnológicos relacionados à imagem e ao som na expressão da cultura de afro‐brasileiros e seu “uso” em processos curriculares de formação de professoras na educação superior: o caso do curso de Pedagogia da UERJ/Campus Maracanã. Projeto de pesquisa incorporado ao PROCIÊNCIA. Rio de Janeiro: Uerj, 2005.
ALVES, Nilda. Sobre movimentos das pesquisas nos/dos/com os cotidianos. In: ALVES, Nilda; OLIVEIRA, Inês Barbosa de (Orgs.). Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas sobre redes de saberes. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2008. p. 39-48.
ALVES, Nilda. A compreensão de políticas nas pesquisas com os cotidianos: para além dos processos de regulação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 1, n. 13, p. 1195-1212, out./ dez. 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000400008. Acesso em: 9 dez. 2021.
ALVES, NILDA. Compassos e descompassos do fazer pedagógico. In: GARCIA, Alexandra; OLIVEIRA, Inês Barbosa de (Orgs.). Nilda Alves: praticantepensante de cotidianos. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. p. 85-101.
ALVES, Nilda; OLIVEIRA, Inês Barbosa. Uma história da contribuição do cotidiano escolar ao campo do currículo. In: LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth (Orgs.). Currículo: debates contemporâneos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002. p. 13-54.
AMORIM, Marília. O pesquisador e seu Outro. Bakhtin nas Ciências Humanas. São Paulo: Musa, 2001.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich; VOLOCHÍNOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem. 14. ed. São Paulo: Hucitec/Annablume, 2010.
BRAIT, Beth. Análise e teoria do discurso. In: BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006. p. 9-31.
BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin: dialogismo e polifonia. São Paulo: Contexto, 2012.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 2. Morar, cozinhar. Petrópolis: Vozes, 1996.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
ESTEBAN, Maria Teresa. Dilemas de uma pesquisadora com o cotidiano. In: GARCIA, Regina Leite (Org.). Método: pesquisa com o cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 199-212.
FERRAÇO, Carlos Eduardo. Eu, caçador de mim. In: GARCIA, Regina Leite (Org.). Método: pesquisa com o cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 157-175.
FERRAÇO, Carlos Eduardo. A pesquisa em educação no/do/com o cotidiano. In: FERRAÇO, Carlos Eduardo; PEREZ, Carmen Lúcia Vidal; OLIVEIRA, Inês Barbosa (Orgs.). Aprendizagens cotidianas com a pesquisa: novas reflexões em pesquisa no/do/com os cotidianos das escolas. Rio de Janeiro: DP et Alii, 2008. p. 22-36.
FERRAÇO, Carlos Eduardo. A tessitura de experiências compartilhadas, negociadas e potencializadas no currículo no ensino superior. Revista Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 3, p. 376-384, set./dez. 2011. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/reveduc/v34n03/v34n03a15.pdf. Acesso em: 9 dez. 2021.
FERRAÇO, Carlos Eduardo; ALVES, Nilda. As pesquisas com os cotidianos das escolas: Pistas para se pensar a potência das Imagensnarrativas na invenção dos currículos e da formação. Espaço do currículo, João Pessoa, v. 8, n. 3, p. 306-316, set./dez. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.15687/rec.2015.v8n3.306316. Acesso em: 9 dez. 2021.
GARCIA, Regina Leite. Tentando compreender a complexidade do cotidiano. In: GARCIA, Regina Leite (Org.). Método: pesquisa com o cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 9-16.
GERALDI, João Wanderley. Bakhtin tudo ou nada diz aos educadores: os educadores podem dizer muito com Bakhtin. In: FREITAS, Maria Teresa de Assunção (Org.). Educação, arte e vida em Bakhtin. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. p. 11-28.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003. Acesso em: 9 dez. 2021.
LARROSA, Jorge. Tremores: Escritos sobre experiência. Tradução Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
OLIVEIRA, Inês Barbosa. O campo de estudos do cotidiano e sua contribuição para a pesquisa em educação. In: SCHWARTZ, Maria Cleonara et al. (Orgs.). Desafios da educação básica para pesquisa em educação. Vitória: EDUFES, 2007. p. 107-127.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de; SGARBI, Paulo. Estudos do cotidiano & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
PEREIRA, Marcos Villela. Estética da professoralidade: Um estudo crítico sobre a formação do professor. Santa Maria: UFMS, 2013.
SOBRAL, Adail. Do dialogismo ao gênero: as bases do pensamento do círculo de Bakhtin. Campinas: Mercado das Letras, 2009.
SOUZA, Ester Maria de Figueiredo. Linguagem e currículo: diálogo com a teoria dialógica. In: SOUZA, Ester Maria de Figueiredo Souza (Org.). Letramento e Dialogia. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2016. p. 145-163.
XAVIER, Marlene Moreira. Tessituras dos currículos praticados na constituição da professoralidade. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2017.
ZACCUR, Edwiges. Metodologias abertas a iterâncias, interações e errâncias cotidianas. In: GARCIA, Regina Leite (Org.). Método: pesquisa com o cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 177-198.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.