Pesquisa com os cotidianos

um extrato dialógico no curso de Pedagogia

Autores

  • Ester Maria Figueiredo Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB https://orcid.org/0000-0001-5992-0184
  • Marlene Moreira Xavier Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1791-1812

Palavras-chave:

Cotidiano, Currículo, Dialogia, Enunciado

Resumo

Neste trabalho, propõe-se a interpretar, em narrativas docentes do curso de Pedagogia, no interior da disciplina Currículo e Programas, a mobilização do enunciado cotidiano como índice discursivo da formação. A análise dos enunciados amparou-se nos estudos nos/dos/com os cotidianos, apostando na confluência da Análise Dialógica do Discurso (BRAIT, 2006, 2012) com os conceitos de estratégias e táticas (CERTEAU, 1996, 2008). As narrativas foram tomadas para extração e interpretação dos enunciados que expuseram a apropriação da práxis na esfera do currículo. Os resultados corroboram a compreensão de que a noção de dialogia e os conceitos cotidianistas potencializam os conhecimentos criados nas redes dos sujeitos praticantes da escola.

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Biografia do Autor

Ester Maria Figueiredo Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutora em Educação. Professora Plena da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Docente do curso de Licenciatura em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) e do Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens. Pesquisadora da área de Linguagem, Currículo e Estudos do Discurso.

Marlene Moreira Xavier, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Pedagoga e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação (GPLEd) da Uesb.

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Publicado

2021-12-18

Edição

Seção

Artigos