CULTURA DE INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E EM REDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1733-1747

Palavras-chave:

Cultura de inovação, Acolhimento, Educação em rede, Partilha, Colaboração.

Resumo

No presente texto desenvolvemos uma abordagem de natureza teórica e reflexiva sobre a educação a distância e em rede na sociedade digital contemporânea, tendo como referência inicial o processo de acolhimento enquanto condição para o desenvolvimento da colaboração na aprendizagem, a qual consideramos constituir a expressão central na construção do pensamento para a promoção da cultura de inovação na pedagogia e na educação a distância e em rede, em particular, na formação ao longo da vida. O nosso objeto é promover a sustentabilidade do pensamento educacional para as cenarizações do futuro. A educação em rede constitui o foco de análise que procurámos desenvolver não só a partir das dimensões do acolhimento, mas também da partilha, da colaboração e da aprendizagem emocional e em rede, nomeadamente para a valorização da cultura de inovação nas comunidades e contextos de aprendizagem na sociedade digital.

Biografia do Autor

Paulo Maria Dias, Universidade Aberta de Portugal

Professor catedrático e ex-reitor da Universidade Aberta. Doutor em educação pela Universidade do Minho.

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Publicado

2020-12-16

Edição

Seção

Artigos