Denúncias e anúncios em torno do currículo escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p1156-1173

Palavras-chave:

Currículo, Discursos neoliberais, Justiça social.

Resumo

O objetivo do artigo é analisar o movimento de desconstrução da escola pública por meio de discursos pautados na perspectiva neoliberal, que entende a educação não como direito social, mas, como produto. O texto aborda a concepção de currículo numa perspectiva crítica e apresenta denúncias e anúncios com relação aos desafios curriculares pautados em uma perspectiva ética e de justiça social. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, com aporte em Torres Santomé (1998, 2003, 2013), Gimeno Sacristán (1999), Chizzotti e Ponce (2012), entre outros. O currículo concebido criticamente, com a participação de todos os elementos que compõem o espaço escolar, entende que há relações hierarquizadas que precisam ser discutidas, compreendidas e transformadas.

 

Biografia do Autor

Márcia Maria Rodrigues Uchôa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo-SP

Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, linha de pesquisa: Currículo, Conhecimento e Cultura. Doutora em Educação: Currículo pela PUC-SP (2019). Mestra em Ciências da Linguagem pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2010). Especialista em Psicopedagogia e Gestão Escolar pelo Instituto Cuiabano de Educação - ICE (2007). Licenciada em Pedagogia pela UNIR (2003). Atuou como Professora do Instituto Federal de São Paulo - IFSP, campus São Paulo,  nas disciplinas: Educação em Direitos Humanos, Educação Inclusiva, História da Educação, Gestão Escolar e Educação de Jovens e Adultos. Realiza pesquisas acerca dos temas: Currículo, Interculturalidade e Fronteiras.

Jerry Adriano Vilanova Chacon, SESI-SP

Doutor em Educação: Currículo - PUC-SP. Mestre em Educação: Currículo - PUC-SP. Licenciado em Filosofia pela UNIFAI, em Pedagogia pela UNINOVE e em Letras pela UNIJALES. Especialista em Ensino Religioso, Psicopedagogia e Direito Educacional. Professor de História, Filosofia e Sociologia do SESI-SP. Professor Efetivo da Rede Pública Estadual de São Paulo. Professor de Ensino Religioso. Elaborador e revisor de itens para processos seletivos. Elaborador de conteúdos e de vídeo-aulas para cursos de Educação, Teologia e Humanas. Professor Tutor EAD em cursos de graduação e pós-graduação (USCS, UNICEUB e Estácio). 

Referências

APPLE, Michael W. Ideologia e Currículo. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

ARROYO, Miguel G. Currículo: território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Supremo Tribunal Federal, Secretaria de Documentação, 2017.

BRASIL. Emenda Constitucional n.º 95, de 15 de dezembro de 2016. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc95.htm. Acesso em: 20 maio 2021.

BRASIL. Medida Provisória n.º 746, de 22 de setembro de 2016. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei nº 11.494 de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, e dá outras providências. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/medpro/2016/medidaprovisoria-746-22-setembro-2016-783654-publicacaooriginal-151123-pe.html. Acesso em: 20 maio 2021.

CHACON, Jerry Adriano Vilanova. Ensino Médio e Filosofia: contribuições da Filosofia da Libertação para a formação da autonomia dos estudantes, na percepção dos professores. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.

CHIZZOTTI, Antonio; PONCE, Branca J. O currículo e os sistemas de ensino no Brasil. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 3, p. 25-36, Set/Dez, 2012. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss3articles/chizzotti-ponce.htm . Acesso em: 28 out. 2015.

COLL, César. Psicologia e Currículo: uma aproximação psicopedagógica à elaboração do currículo escolar. São Paulo: Ática, 1996.

COSMO, Claudia de Carvalho; FERNANDES, Silvia Aparecida de Sousa. Neoliberalismo e educação – lógicas e contradições. 2009. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario8/_files/gYCRdDvb.pdf. Acesso em: 11 nov. 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 30. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.

GIMENO SACRISTÁN, José. Poderes Instáveis em Educação. Porto Alegre: Artmed, 1999.

GIMENO SACRISTÁN, José. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

PONCE, Branca J. A educação em valores no currículo. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 1-16, dez, 2009. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/3255. Acesso em: 29 out. 2015.

PONCE, Branca J.; ROSA, Sanny S. da. Políticas curriculares do Estado Brasileiro, trabalho docente e função dos professores como intelectuais. Revista Teias, v. 15, n. 39, pp. 43-58, Dez, 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24481. Acesso em: 29 jan. 2016.

TORRES SANTOMÉ, Jurjo. Globalização e Interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas Sul Ltda., 1998.

TORRES SANTOMÉ, Jurjo. A educação em tempos de neoliberalismo. Porto Alegre: Artmed, 2003.

TORRES SANTOMÉ, Jurjo. Currículo escolar e justiça social: o cavalo de Troia da educação. Porto Alegre: Penso, 2013.

VEIGA-NETO, Alfredo. Cultura e currículo: um passo adiante. In: MOREIRA, Antonio F. B.; PACHECO, José A; GARCIA, Regina L. (Orgs.). Currículo: pensar, sentir e diferir. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. p. 51-55.

WINCH, Christopher, GINGELL, John. Dicionário de Filosofia da Educação. São Paulo: Contexto, 2007.

Downloads

Publicado

2021-09-29

Edição

Seção

Artigos