Programa de Educação Integral (PROEI) na Bahia

um estudo de caso na cidade de Juazeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e50870

Palavras-chave:

educação em tempo integral; educação integral; exames e resultados.

Resumo

Este artigo é o resultado de pesquisa sobre o Programa de Educação Integral em uma instituição escolar do ensino médio, na cidade de Juazeiro, cujo propósito foi compreender como acontece a educação em tempo integral para verificar assertivas, possibilidades e desafios. Para tanto, foram consultados Cavaliere (2010); Manacorda (2017); Teixeira (1959); Yus (2002), entre outros. Trata-se de um estudo de caso em uma abordagem qualitativa, que fez uso da análise documental; observação sistemática e assistemática; entrevistas semiestruturadas com professores e questionário com alunos do 3º ano do ensino médio integral, durante trinta dias, no período de fevereiro a março de 2020. Os resultados revelam as contradições entre concepções de educação integral e o Programa; uma estrutura física que não contribui para aulas com vivências práticas; e uma política educacional com metas que visam melhores resultados em exames.

Biografia do Autor

Schirley Silva Sampaio, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Pedagoga. Advogada. Licenciatura em Filosofia. Professora da rede pública estadual, na modalidade  ensino médio em tempo integral. Mestranda do curso de Pós-graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos.

José Roberto Gomes Rodrigues, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Doutorado em Educação pela USP. Mestrado em Educação pela UFMG. Graduação em Pedagogia pela UNEB. Especialização (lato sensu) em Metodologia do Ensino Superior pela PUCMinas; Especialização (lato sensu) em Avaliação Educacional pela UnB; Estágio (internacional) de Doutorado (Sanduiche-CAPES) em história da educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (FPCE-UL). Residência Pós-Doutoral no Centro de Pesquisas em História da Educação (GEPHE) do Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação da Faculdade de Educação da UFMG, como Bolsista Pós-Doutorado Júnior (PDJ) do CNPq. Docente do Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semi-Áridos - PPGESA da UNEB/Campus III. Membro da Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação CTAA do Ministério da Educação e Cultura/Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (MEC-INEP). Experiência na área de Educação, atuando nos seguintes temas: história da educação, ensino de história da educação, instituição escolar; história do ensino secundário (médio); história das disciplinas escolares; sociologia da educação; planejamento e avaliação educacional: avaliação da aprendizagem, avaliação institucional e avaliação do ensino superior. Autor dos seguintes livros: Campo Historiográfico-Educacional e Ensino: Editora Appris; Ensino Médio na Bahia e o Ginásio Ruy Barbosa - análise sócio-histórica da criação e consolidação de uma instituição escolar: Editora Appris; e Pedagogia e Ensino de História da Educação, Editora Liberlivro.

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2023-03-30

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Artigos