Aspectos do pensamento de Andrew Feenberg à luz da fenomenologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e51420

Palavras-chave:

Andrew Feenberg, Herbert Marcuse, Martin Heidegger, educação e tecnologia

Resumo

O presente trabalho objetiva compreender aspectos do pensamento feenberguiano no contexto em que as tecnologias fazem parte dos processos formativos e produtivos, além de delinearem a existência humana. A pesquisa possui natureza teórica, com abordagem qualitativa e fundamentação fenomenológica, baseada nas contribuições de Bicudo (2011), cujo recorte teórico perpassa as obras de Feenberg (2004; 2010; 2017), Heidegger (1959; 2002; 2007) e Marcuse (1973; 1999; 2001). Diante dos referenciais abordados e apesar de a filosofia da tecnologia apresentar um longo trajeto desde Heidegger e Marcuse, os resultados apontam que Feenberg elabora uma teoria própria, capaz de responder às especificidades inseridas na situação histórica em que as pessoas se encontram atualmente.

Biografia do Autor

Mauricio dos Reis Brasão, Universidade de Uberaba

Doutorado em Educação pela Universidade de Uberaba, Brasi. Programa de Pós-Gradução em Educação - PPGE/UNIUBE

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Publicado

2023-10-31

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Artigos