As contribuições da epistemologia da prática para a pesquisa na ANPEd sobre formação de professores nos últimos 10 anos

Autores

  • Adilson de Souza Borges Universidade do Oeste de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0002-5649-9248
  • Ana Cristina Coll Delgado Universidade do Oeste de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e51753

Palavras-chave:

formação docente, Maurice Tardif, epistemologia da prática profissional, saberes docente, ANPEd

Resumo

Este estudo teve o objetivo de compreender quais são as contribuições da epistemologia da prática profissional de Maurice Tardif para a pesquisa na ANPEd sobre formação docente presentes em pesquisas publicadas nos últimos 10 anos. Para tanto, por meio da abordagem qualitativa (Bogdan; Biklen, 1994) realizamos em primeiro momento uma discussão relacionada a pesquisa sobre formação docente no Brasil. Em seguida, apresentamos as perspectivas teóricas e metodológicas decorrentes da epistemologia da prática profissional. Por fim, com base na análise de conteúdo (Bardin, 1977), expomos o processo de constituição e análise do material empírico. Os resultados apontaram que a epistemologia da prática profissional tem contribuições significativas para a pesquisa sobre formação docente, especialmente quando se trata de estudos com foco nos saberes docentes e trabalho docente, na construção da identidade profissional, na profissionalização e profissão docente etc.

Biografia do Autor

Adilson de Souza Borges, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutor em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), Bolsista (FUMDES/UNIEDU), Professor de Artes/Música na Prefeitura Municipal de Faxinal dos Guedes-SC.

Ana Cristina Coll Delgado, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduada em Pedagogia (1986), com especialização em Educação (1991) pela Universidade Federal de Pelotas - UFPÈL. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1997). Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2003), com estágio doutoral no Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho, Braga/Portugal (2002), com supervisão de Manuel Jacinto Sarmento. Pós-doutorado na Universidade de Caen, no Centro de Ciências da Educação – França (2009) em sociologia da infância e antropologia da criança,com supervisão de Julie Delalande. Professora Permanente do PPGEd da UNOESC e Professora Aposentada da UFPEL e colaboradora no PPGE. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq de 2005 a 2015. Tem experiência de Ensino, Pesquisa e Extensão nos Estudos da Criança e Educação Infantil, atuando principalmente nas seguintes áreas de interesse: formação, práticas educativas e docência na Educação Infantil, pesquisas com bebês e crianças pequenas, metodologias investigativas com participação de crianças e jovens, culturas infantis e cultura lúdica. Tem publicações, pesquisas e orientações no campo dos Estudos da Infância/Estudos da Criança e na Educação Infantil. Organizou de 2005 a 2013, quatro dossiês dos Estudos da Infância no Brasil reunindo pesquisadores de Universidades Estrangeiras e Brasileiras. Coordena o Grupo de Pesquisa CIC – Crianças, Infâncias e Culturas desde 2005.

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2023-10-31

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Artigos