Relação entre desempenho e indicadores educacionais em duas escolas de ensino médio da rede pública do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e51793Palavras-chave:
indicadores educacionais; escolas estaduais; ensino médio; proficiência escolar; Spaece.Resumo
O artigo investiga a relação entre os resultados de desempenho dos estudantes de duas escolas públicas estaduais de ensino médio, em Fortaleza (CE), e um conjunto de indicadores relacionados à organização escolar e aos docentes, considerando a série histórica de 2010 – 2019. Caracteriza-se como um estudo de natureza quantitativa, com dados obtidos no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e na Secretaria da Educação do Ceará. A análise permitiu identificar fatores externos e internos à escola que estão relacionados com o desempenho dos alunos nas avaliações de larga escala, como nível socioeconômico, condições de oferta nos dois estabelecimentos, com grandes variações na média de horas aulas diárias, complexidade da gestão escolar e indicadores associados aos professores, como adequação da formação, esforço e regularidade do corpo docente.
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