Relação entre desempenho e indicadores educacionais em duas escolas de ensino médio da rede pública do Ceará

Autores

  • Arimaté Alves Noronha Universidade Estadual do Ceará - UECE https://orcid.org/0000-0003-1176-7867
  • Jayane Mara Rosendo Lopes Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Eloisa Maia Vidal Universidade Estadual do Ceará - UECE https://orcid.org/0000-0003-0535-7394

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e51793

Palavras-chave:

indicadores educacionais; escolas estaduais; ensino médio; proficiência escolar; Spaece.

Resumo

O artigo investiga a relação entre os resultados de desempenho dos estudantes de duas escolas públicas estaduais de ensino médio, em Fortaleza (CE), e um conjunto de indicadores relacionados à organização escolar e aos docentes, considerando a série histórica de 2010 – 2019. Caracteriza-se como um estudo de natureza quantitativa, com dados obtidos no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e na Secretaria da Educação do Ceará. A análise permitiu identificar fatores externos e internos à escola que estão relacionados com o desempenho dos alunos nas avaliações de larga escala, como nível socioeconômico, condições de oferta nos dois estabelecimentos, com grandes variações na média de horas aulas diárias, complexidade da gestão escolar e indicadores associados aos professores, como adequação da formação, esforço e regularidade do corpo docente. 

Biografia do Autor

Arimaté Alves Noronha, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Professor efetivo rede municipal de Fortaleza-CE. Membro Grupo Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (IMPA/CNPq). Participante do projeto de pesquisa do Observatório da Rede Municipal de Educação de Fortaleza - pesquisas em políticas educacionais.

Jayane Mara Rosendo Lopes, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestra em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Professora efetiva da rede estadual de educação do Ceará e do município de Canindé. Membro Grupo Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (IMPA/CNPq).

Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho, Universidade Estadual do Ceará - UECE

 Doutor em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Membro Grupo Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (IMPA/CNPq). 

Eloisa Maia Vidal, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutora em Educação;Professora do Programa de Pós-graduação em Educação(PPGE)da Universidade Estadual do Ceará(UECE); Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará (UECE)–Fortaleza/CE-Brasil; Vice-lider do Grupo de Pesquisa em Política Educacional, Gestão e Aprendizagem (GPPEGA/UECE).

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2023-05-15

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Artigos