“Pós-criticismo” ou atualização da teoria crítica?

do currículo “pós-moderno” e híbrido ao currículo crítico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p589-610

Palavras-chave:

currículo, teorias pós-críticas do currículo, teorias híbridas do currículo, teorias críticas do currículo

Resumo

Do conflito originado por tendências curriculares aliadas ao “discurso pós-moderno”, cuja hegemonia aponta para o esgotamento da teoria crítica do currículo, a presente investigação bibliográfica sustenta sua relevância científica. Assume, para tanto, o objetivo de debater e analisar a importância da retomada das teorias críticas no entorno dos estudos curriculares: assinala, desse pressuposto, a desarmonia entre tendências aliadas ao “discurso pós-moderno” e suscita, como esforço de síntese conclusivo, reflexões interessadas na crítica das teorias “pós-críticas” e híbridas do currículo (a partir das ideias de Tomaz Tadeu da Silva [1948-atual], Peter McLaren [1948-atual] e Antonio Flavio Barbosa Moreira [1945-atual]), bem como na recuperação da singularidade das reflexões críticas ao campo do currículo (sob a mira dos estudos de Michael Young [1935?-atual]).

Biografia do Autor

Júlio César Maia, Universidade Federal de Goiás

Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Jataí (UFJ), 2021. Doutorado (em andamento) em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Michele Silva Sacardo, Universidade Federal de Jataí

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), 2012. Docente nos cursos de Educação Física e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Jataí (UFJ).

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Publicado

2022-06-29

Edição

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Artigos