“Pós-criticismo” ou atualização da teoria crítica?
do currículo “pós-moderno” e híbrido ao currículo crítico
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p589-610Palavras-chave:
currículo, teorias pós-críticas do currículo, teorias híbridas do currículo, teorias críticas do currículoResumo
Do conflito originado por tendências curriculares aliadas ao “discurso pós-moderno”, cuja hegemonia aponta para o esgotamento da teoria crítica do currículo, a presente investigação bibliográfica sustenta sua relevância científica. Assume, para tanto, o objetivo de debater e analisar a importância da retomada das teorias críticas no entorno dos estudos curriculares: assinala, desse pressuposto, a desarmonia entre tendências aliadas ao “discurso pós-moderno” e suscita, como esforço de síntese conclusivo, reflexões interessadas na crítica das teorias “pós-críticas” e híbridas do currículo (a partir das ideias de Tomaz Tadeu da Silva [1948-atual], Peter McLaren [1948-atual] e Antonio Flavio Barbosa Moreira [1945-atual]), bem como na recuperação da singularidade das reflexões críticas ao campo do currículo (sob a mira dos estudos de Michael Young [1935?-atual]).
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