Questões epistemológicas no campo da didática
entre encantamentos, esquecimentos e insurgências
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1748-1768Palavras-chave:
Epistemologia, Didática, Insurgências, Educação popular, (De)colonialidadeResumo
O texto tem por objetivo identificar e discutir nuances da relação entre epistemologia e didática com atenção especial para continuidades e rupturas evidenciadas nas últimas décadas. A primeira parte do texto analisa o estatuto epistemológico da didática a partir da Didática Magna de Comenius. Segue-se uma reflexão sobre momentos na formação do autor, como exemplo da historicidade das didáticas e das epistemologias que as orientam. O terceiro tópico identifica lugares de resistências epistemológicas na América Latina. Na tentativa de síntese, são apontados caminhos para a construção epistemológica na didática: o cultivo de uma atitude de humildade e vigilância, o reconhecimento da historicidade e da contextualidade das epistemologias e a necessidade de assunção de autoria epistêmica. A conclusão aponta perspectivas de continuidade do diálogo sobre o tema.
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