O Esvaziamento da didática e da pedagogia na (nova) bnc de formação inicial de professor da educação básica

Autores

  • Maria Amélia Santoro Franco Universidade Católica de Santos, Santos, Brasil, Brasil http://orcid.org/0000-0003-3867-5452
  • Aline D. N. Mascarenhas Universidade Estadual da Bahia . Campus V no colegiado de História. Coordenadora do núcleo docente estruturante do Curso de História. Coordenadora do núcleo docente estruturante do Curso de História. Pesquisadora no Projeto interlocuções entre Educação em Direitos Humanos, Currículo e Formação de Professores. Tem vários artigos publicados https://orcid.org/0000-0003-1333-1506

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p1014-1035

Palavras-chave:

Didática, Formação de professor, Resolução CNE 02/2019

Resumo

Este estudo, de natureza ensaística, analisa a recente Resolução CNE 02/2019 que estabelece a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica. O texto pretende desvelar as intencionalidades político-ideológicas contidas no referido documento. Para tanto, toma como questão de pesquisa: Quais intencionalidades político-ideológicas se corporificam nas referidas diretrizes? Os resultados indicam que o ideário proposto se pauta numa compreensão tecnicista da docência, ancorado na pedagogia neoliberal que se reverbera no campo da profissionalização docente, induzindo a práticas reducionistas de formação e reconduzindo-as a uma concepção instrumental e acrítica da didática e ao retrocesso epistemológico da pedagogia das competências de cunho behaviorista.

 

 

Biografia do Autor

Maria Amélia Santoro Franco, Universidade Católica de Santos, Santos, Brasil, Brasil

Pedagoga; mestre em Psicologia da Educação pela PUC-SP; doutora em educação pela USP; pós-doutora em educação pela Paris VIII e Universidade Federal do Sergipe. Tem 50 anos de docência e pesquisa em cursos de Pedagogia, articulando trabalhos de coordenação pedagógica e administrativa. Foi pesquisadora do CNPq  e hoje é pesquisadora na Universidade Católica de Santos onde lidera o Grupo de Pesquisa: Pedagogia Crítica: práticas e formação. Autora de vários livros e artigos, dentre os quais: Pedagogia como Ciência da Educação, editora Cortez e Pedagogia e prática Docente, editora Cortez.

Aline D. N. Mascarenhas, Universidade Estadual da Bahia . Campus V no colegiado de História. Coordenadora do núcleo docente estruturante do Curso de História. Coordenadora do núcleo docente estruturante do Curso de História. Pesquisadora no Projeto interlocuções entre Educação em Direitos Humanos, Currículo e Formação de Professores. Tem vários artigos publicados

Pedagoga, mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia e doutora em Educação pela Federal da Bahia.

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Publicado

2021-09-29

Edição

Seção

Artigos