O Esvaziamento da didática e da pedagogia na (nova) bnc de formação inicial de professor da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p1014-1035Palavras-chave:
Didática, Formação de professor, Resolução CNE 02/2019Resumo
Este estudo, de natureza ensaística, analisa a recente Resolução CNE 02/2019 que estabelece a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica. O texto pretende desvelar as intencionalidades político-ideológicas contidas no referido documento. Para tanto, toma como questão de pesquisa: Quais intencionalidades político-ideológicas se corporificam nas referidas diretrizes? Os resultados indicam que o ideário proposto se pauta numa compreensão tecnicista da docência, ancorado na pedagogia neoliberal que se reverbera no campo da profissionalização docente, induzindo a práticas reducionistas de formação e reconduzindo-as a uma concepção instrumental e acrítica da didática e ao retrocesso epistemológico da pedagogia das competências de cunho behaviorista.
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