THE Emptying of didacts and pedagogy in the (new) bnc initial education of basic education teacher

Authors

  • Maria Amélia Santoro Franco Universidade Católica de Santos, Santos, Brasil, Brasil http://orcid.org/0000-0003-3867-5452
  • Aline D. N. Mascarenhas Universidade Estadual da Bahia . Campus V no colegiado de História. Coordenadora do núcleo docente estruturante do Curso de História. Coordenadora do núcleo docente estruturante do Curso de História. Pesquisadora no Projeto interlocuções entre Educação em Direitos Humanos, Currículo e Formação de Professores. Tem vários artigos publicados https://orcid.org/0000-0003-1333-1506

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p1014-1035

Keywords:

Didactics, Teacher education, CNE Resolution 02/2019

Abstract

This essay, written how essayistic nature, analyzes the recent CNE Resolution 02/2019 that establishes the Common National Base for the Initial Formation of Teachers of Basic Education. The text intends to unveil the political-ideological intentions contained in that document. Therefore, it takes as research question: What political-ideological intentions are embodied in the referred guidelines? The results indicate that the proposed idea is based on a technicist understanding of teaching, anchored in the neoliberal pedagogy that reverberates in the field of teacher professionalization, leading to reductionist training practices, bringing them back to an instrumental and uncritical conception of didactics and to the epistemological regression of the pedagogy of behaviorist skills.

Author Biographies

Maria Amélia Santoro Franco, Universidade Católica de Santos, Santos, Brasil, Brasil

Pedagoga; mestre em Psicologia da Educação pela PUC-SP; doutora em educação pela USP; pós-doutora em educação pela Paris VIII e Universidade Federal do Sergipe. Tem 50 anos de docência e pesquisa em cursos de Pedagogia, articulando trabalhos de coordenação pedagógica e administrativa. Foi pesquisadora do CNPq  e hoje é pesquisadora na Universidade Católica de Santos onde lidera o Grupo de Pesquisa: Pedagogia Crítica: práticas e formação. Autora de vários livros e artigos, dentre os quais: Pedagogia como Ciência da Educação, editora Cortez e Pedagogia e prática Docente, editora Cortez.

Aline D. N. Mascarenhas, Universidade Estadual da Bahia . Campus V no colegiado de História. Coordenadora do núcleo docente estruturante do Curso de História. Coordenadora do núcleo docente estruturante do Curso de História. Pesquisadora no Projeto interlocuções entre Educação em Direitos Humanos, Currículo e Formação de Professores. Tem vários artigos publicados

Pedagoga, mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia e doutora em Educação pela Federal da Bahia.

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Published

2021-09-29

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Artigos