A proposta pedagógica curricular do curso de letras indígena da Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR

uma leitura decolonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p534-551

Palavras-chave:

currículo, identidade, decolonialidade

Resumo

O artigo desenvolve análise da Proposta Pedagógica Curricular do Curso de Letras da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná, a fim de promover uma leitura decolonial do currículo proposto pela instituição. A epistemologia decolonial mostra-se como uma alternativa de conhecimento que escuta/dá voz a outras formas de pensamento que não apenas as oriundas de cânone europeu ou estadunidense. É uma epistemologia que se soma a outras e não visa substituir saberes, mas ampliar a concepção de conhecimentos válidos. O texto buscará, de modo principal, explicitar a(s) relação(ões) entre currículo e identidade, intentando refletir interfaces/possibilidades estabelecidas entre currículo e questões educacionais indígenas, considerando, entre outros, o pensamento de Tomaz T. da Silva, Alice C. Lopes, Elizabeth Macedo, Stuart Hall, Boaventura de S. Santos, Daniel Munduruku e Paulo Freire.

Biografia do Autor

Diogo Bandeiro de Souza, Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba

Professor de Língua Portuguesa da Educação Básica Privada e de Curso Preparatório para Vestibulares. Formado em Gestão Escolar e Mestre em Educação. Atualmente é Doutorando em Educação.
Graduação na Universidade Paulista (2004); Especialista em Gestão Escolar pelo Uirapuru Superior (2011); Mestre em Educação na Universidade Federal de São Carlos (2015); Doutorando na Universidade Federal de São Carlos (2019-atual).Atuou na rede pública de ensino por 12 anos, sendo o último deles em 2014.

Maria Walburga dos Santos, Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba

Docente associada da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), vinculada ao Departamento de Ciências Humanas e Educação e ao Programa de Pós Graduação em Educação (PPGed), atuando no campus Sorocaba. Doutora e mestre em Educação - História e Historiografia - pela Universidade de São Paulo (USP). Graduada (licenciatura e bacharelado ) em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atua no curso de Pedagogia, área de Educação Infantil, sendo também habilitada para o campo de Ensino de História e Geografia. Desenvolve pesquisa com as temáticas: infância, educação infantil, comunidades quilombolas, formação docente, relações étnico-raciais e brincar. É responsável pelo Grupo de Pesquisas e Estudos a respeito das Crianças, Educação Infantil e Estudos da Infância (UFSCar). Realizou pesquisa pós doutoral no "Centre de Recherche Interuniversitaire Expérience Ressources Culturelles Éducation" (EXPERICE), de lUniversité Sorbonne Paris Nord (Paris XIII), França.

Rafael Romeiro Doin, Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba

Possui graduação em pedagogia, atualmente mestrando em educação pela Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba. Faz parte do Núcleo de Educação e Estudos da Infância e participa do GIAPE - Grupo de Pesquisa sobre Infância, Arte, Práticas Educativas e Psicossociais e do CRIEI - Grupo de pesquisas a respeito das crianças, educação infantil e estudos da infância. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, corpo formação de professores.

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Publicado

2022-06-29

Edição

Seção

Artigos