La propuesta curricular pedagógica del curso de alfabetización indígena en Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR

una lectura descolonial

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p534-551

Palabras clave:

currículo, identidad, decolonialidad

Resumen

Nuestro artículo desarrolla el análisis de la Propuesta Pedagógica Curricular del Curso de Letras de la Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná, con el fin de promover una lectura decolonial del currículo propuesto por la mencionada Institución de Educación Superior. La epistemología decolonial se muestra como una alternativa de conocimiento que da voz a otras formas de pensamiento distintas a las originadas en un canon europeo o americano. Es una epistemología que se suma a otras, no busca reemplazar el conocimiento eurocéntrico. Nuestro texto buscará, de manera principal, explicar la (s) relación (es) entre currículum e identidad, a fin de reflejar las relaciones que se establecen entre el campo del currículum y la problemática educativa indígena. Para ello utilizaremos autores como: Tomaz T. da Silva, Alice C. Lopes, Elizabeth Macedo, Stuart Hall, Kathryn Woodward, así como Walter Mignolo, Boaventura de S. Santos, Daniel Munduruku y Paulo Freire.

Biografía del autor/a

Diogo Bandeiro de Souza, Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba

Professor de Língua Portuguesa da Educação Básica Privada e de Curso Preparatório para Vestibulares. Formado em Gestão Escolar e Mestre em Educação. Atualmente é Doutorando em Educação.
Graduação na Universidade Paulista (2004); Especialista em Gestão Escolar pelo Uirapuru Superior (2011); Mestre em Educação na Universidade Federal de São Carlos (2015); Doutorando na Universidade Federal de São Carlos (2019-atual).Atuou na rede pública de ensino por 12 anos, sendo o último deles em 2014.

Maria Walburga dos Santos, Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba

Docente associada da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), vinculada ao Departamento de Ciências Humanas e Educação e ao Programa de Pós Graduação em Educação (PPGed), atuando no campus Sorocaba. Doutora e mestre em Educação - História e Historiografia - pela Universidade de São Paulo (USP). Graduada (licenciatura e bacharelado ) em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atua no curso de Pedagogia, área de Educação Infantil, sendo também habilitada para o campo de Ensino de História e Geografia. Desenvolve pesquisa com as temáticas: infância, educação infantil, comunidades quilombolas, formação docente, relações étnico-raciais e brincar. É responsável pelo Grupo de Pesquisas e Estudos a respeito das Crianças, Educação Infantil e Estudos da Infância (UFSCar). Realizou pesquisa pós doutoral no "Centre de Recherche Interuniversitaire Expérience Ressources Culturelles Éducation" (EXPERICE), de lUniversité Sorbonne Paris Nord (Paris XIII), França.

Rafael Romeiro Doin, Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba

Possui graduação em pedagogia, atualmente mestrando em educação pela Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba. Faz parte do Núcleo de Educação e Estudos da Infância e participa do GIAPE - Grupo de Pesquisa sobre Infância, Arte, Práticas Educativas e Psicossociais e do CRIEI - Grupo de pesquisas a respeito das crianças, educação infantil e estudos da infância. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, corpo formação de professores.

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Publicado

2022-06-29

Número

Sección

Artigos