The curricular pedagogical proposal of the indigenousletters course at the State University of Ponta Grossa-PR

a decolonial reading

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p534-551

Keywords:

curriculum, identity, decoloniality

Abstract

The article develops an analysis of the Curricular Pedagogical Proposal of the Letters Course at the State University of Ponta Grossa, Paraná (Brazil) in order to promote a decolonial reading of the curriculum proposed by the institution. Decolonial epistemology shows itself as an alternative of knowledge that gives voices to other forms of thought that not only come from the European or American canon. It is an epistemology that is added to others and does not aim to replace knowledge, but to expand the conception of valid knowledge. The text will seek, mainly, to explain the relationship(s) between curricullum and identity, trying to reflectinterfaces/possibilities established between curriculum and indigenous educational issues, considering, among others, the thinking of Tomaz T. da Silva, Alice C. Lopes, Elizabeth Macedo, Stuart Hall, Kathryn Woodward, as well as Walter Mignolo, Boaventura de S. Santos, Daniel Munduruku, and Paulo Freire.

Author Biographies

Diogo Bandeiro de Souza, Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba

Professor de Língua Portuguesa da Educação Básica Privada e de Curso Preparatório para Vestibulares. Formado em Gestão Escolar e Mestre em Educação. Atualmente é Doutorando em Educação.
Graduação na Universidade Paulista (2004); Especialista em Gestão Escolar pelo Uirapuru Superior (2011); Mestre em Educação na Universidade Federal de São Carlos (2015); Doutorando na Universidade Federal de São Carlos (2019-atual).Atuou na rede pública de ensino por 12 anos, sendo o último deles em 2014.

Maria Walburga dos Santos, Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba

Docente associada da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), vinculada ao Departamento de Ciências Humanas e Educação e ao Programa de Pós Graduação em Educação (PPGed), atuando no campus Sorocaba. Doutora e mestre em Educação - História e Historiografia - pela Universidade de São Paulo (USP). Graduada (licenciatura e bacharelado ) em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atua no curso de Pedagogia, área de Educação Infantil, sendo também habilitada para o campo de Ensino de História e Geografia. Desenvolve pesquisa com as temáticas: infância, educação infantil, comunidades quilombolas, formação docente, relações étnico-raciais e brincar. É responsável pelo Grupo de Pesquisas e Estudos a respeito das Crianças, Educação Infantil e Estudos da Infância (UFSCar). Realizou pesquisa pós doutoral no "Centre de Recherche Interuniversitaire Expérience Ressources Culturelles Éducation" (EXPERICE), de lUniversité Sorbonne Paris Nord (Paris XIII), França.

Rafael Romeiro Doin, Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba

Possui graduação em pedagogia, atualmente mestrando em educação pela Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba. Faz parte do Núcleo de Educação e Estudos da Infância e participa do GIAPE - Grupo de Pesquisa sobre Infância, Arte, Práticas Educativas e Psicossociais e do CRIEI - Grupo de pesquisas a respeito das crianças, educação infantil e estudos da infância. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, corpo formação de professores.

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Published

2022-06-29

Issue

Section

Artigos