E agora, como fica?
Reflexões sobre a Geografia do Ensino Médio na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i3p1392-1414Palavras-chave:
currículo, formação integral e humana, ensino médio, Base Nacional Comum CurricularResumo
O presente texto trata de uma pesquisa bibliográfica-documental com enfoque na análise da BNCC do Ensino Médio. Objetiva apontar algumas reflexões e problematizar a disciplina de Geografia no Ensino Médio a partir da proposta da BNCC de 2018. Traz como questão emblemática a forma reducionista como a BNCC trata o campo da Geografia, tornando essa área de conhecimento difusa entre outras, no grande espectro das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e suas Tecnologias. Problematiza o conjunto de conceitos, conteúdos, habilidades e competências proposto no texto da BNCC que visa a preparação do estudante para o mercado de trabalho, empobrecendo, desse modo, sua formação e seu desenvolvimento integral. Nesse sentido, a Geografia, como ciência que tem o papel de desenvolver o pensamento e o raciocínio espacial, foi um dos componentes curriculares que perdeu seu protagonismo e o caráter científico, com o esvaziamento dos conteúdos e conceitos fundantes do conhecimento geográfico.
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