A invenção das mudanças curriculares para a disciplina biologia em currículos estaduais (1992-2009)
contextos, agentes e tensões
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i3p1282-1307Palavras-chave:
história do currículo, currículo de biologia, ensino médioResumo
O objetivo deste trabalho é compreender os processos de produção de três currículos oficiais estaduais cearenses para a disciplina Biologia, formulados em 1992, 2000 e 2009. Dialoga com pressupostos das teorias críticas do currículo e da história das disciplinas escolares. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que relaciona fontes documentais e fontes orais com entrevistas a autores e coordenadores dos currículos oficiais. A pesquisa foi subsidiada pela Análise Textual Discursiva (ATD). Identificou-se participação crescente de professores de escolas públicas na construção dos currículos estaduais. Em alguns casos, omitiram-se nomes de docentes ou houve tensões na formulação das propostas, devido a distintos pensamentos curriculares e relações de poder dos subgrupos que produziram os currículos.
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