Impactos da financeirização da educação brasileira
do Ensino Superior ao ciclo básico
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i4p1848-1877Palavras-chave:
ensino básico, privatização, financeirização, desigualdade.Resumo
Neste ensaio, de caráter crítico e exploratório, mapeiam-se aspectos da recente reconfiguração estrutural do ensino brasileiro privado, relacionando-o à entrada de capitais internacionais, ao fortalecimento de grandes grupos educacionais e à financeirização do setor. A partir do papel central e transformador da educação em macrocenários sociais e políticos, apontam-se desdobramentos mais amplos, como a perpetuação e o aprofundamento da desigualdade estrutural brasileira. Como referencial teórico, adotam-se estudiosos da área de Educação que escreveram sobre esse tema e se fundamenta na visão de economistas e gestores, propondo uma visão multidimensional do fenômeno. Dessa forma, objetiva-se articular visões e referências sobre um processo recente em curso, construindo parâmetros para o acompanhamento desse processo, propondo caminhos e metodologias para essa linha de investigação.
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