Impactos da financeirização da educação brasileira

do Ensino Superior ao ciclo básico

Autores

  • Beatriz Azevedo Blandy Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Ladislau Dowbor Pontificia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i4p1848-1877

Palavras-chave:

ensino básico, privatização, financeirização, desigualdade.

Resumo

Neste ensaio, de caráter crítico e exploratório, mapeiam-se aspectos da recente reconfiguração estrutural do ensino brasileiro privado, relacionando-o à entrada de capitais internacionais, ao fortalecimento de grandes grupos educacionais e à financeirização do setor. A partir do papel central e transformador da educação em macrocenários sociais e políticos, apontam-se desdobramentos mais amplos, como a perpetuação e o aprofundamento da desigualdade estrutural brasileira. Como referencial teórico, adotam-se estudiosos da área de Educação que escreveram sobre esse tema e se fundamenta na visão de economistas e gestores, propondo uma visão multidimensional do fenômeno. Dessa forma, objetiva-se articular visões e referências sobre um processo recente em curso, construindo parâmetros para o acompanhamento desse processo, propondo caminhos e metodologias para essa linha de investigação.

Biografia do Autor

Beatriz Azevedo Blandy, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Fui durante 22 anos, sócia e diretora de uma escola privada em SP. A Escola Ibeji, anos depois me formei em Administração de Empresas ( PUC-SP), fiz mestrado em Estratégia e agora faço Doutorado na linha de Organização e Sociedade sob orientação do prof. Ladislau Dowbor. Sou consultora em gestão e estratégia para organizações escolares, indústria criativa e terceiro setor.

Ladislau Dowbor, Pontificia Universidade Católica de São Paulo

Doutorado em Ciências Econômicas pela Escola Superior de Estatística e Planejamento de Varsóvia - Polônia (1976). Economista. Professor titular de Pós-Graduação da PUC-SP e consultor de diversas agências da Organização das Nações Unidas (ONU). Trabalhos do autor disponíveis em regime Creative Commons (acesso completo gratuito) em: https://dowbor.org.

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2022-12-28

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Artigos