Algumas Reflexões sobre os Desafios do Proeja na Perspectiva da Educação Inclusiva a partir de um Projeto Pedagógico de Curso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e54284

Palavras-chave:

projeto pedagógico de curso, Proeja, educação inclusiva

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de refletir se o Projeto Pedagógico de Curso do Proeja, ofertado no Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Camboriú, enquadra-se ou não em uma proposta de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na perspectiva da Educação Inclusiva. Nesse sentido, a compreensão dos dados fundamenta-se nos pressupostos da abordagem qualitativa (Chizzotti, 2011) e na base técnico-metodológica da análise documental (Gil, 2002). Autores como Silva (2000), Contini (2008) e Ropoli et al. (2010) auxiliam-nos nas reflexões sobre essa temática. Os resultados mostram que o documento apresenta um movimento em favor do cumprimento das políticas de inclusão, mas precisa avançar em questões sobre as práticas e estratégias de ensino-aprendizagem dentro das proposições da Educação Inclusiva.

Biografia do Autor

Kerén Talita Silva Miron, Instituto Federal Catarinense - IFC

Mestra em Educação no Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Camboriú. Graduada em Pedagogia na Universidade do Estado da Bahia, Campus XII. Grupo de pesquisa: Processos Educativos. 

Chris Royes Schardosim, Instituto Federal Catarinense (IFC)

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora EBTT no Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Ibirama e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação, no curso de Mestrado Acadêmico em Educação do IFC Campus Camboriú. Grupo de pesquisa: Processos Educativos. 

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2024-04-30

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Artigos