Algunas Reflexiones sobre los Retos de Proeja en la Perspectiva de la Educación Inclusiva desde el Proyecto Pedagógico de un Curso
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e54284Palabras clave:
proyecto pedagógico de curso, Proeja, educación inclusivaResumen
Este trabajo tiene como objetivo reflexionar si el Proyecto Curso Pedagógico del Proeja, impartido en el Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Camboriú, encaja o no en una propuesta de Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) desde la perspectiva de la Educación Integrada. En este sentido, la comprensión de los datos se basa en los supuestos del enfoque cualitativo (Chizzotti, 2011) y la base técnico-metodológica para análisis documental (Gil, 2002). Autores como Silva (2000), Contini (2008), Ropoli et al. (2010) nos ayudan a reflexionar sobre este tema. Los resultados muestran que el documento presenta un movimiento a favor del cumplimiento de las políticas de inclusión, pero es necesario avanzar en preguntas sobre las prácticas y estrategias de enseñanza-aprendizaje dentro de las propuestas de Educación Integrada.
Citas
Arroyo, Miguel González. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2013.
Beyer, Hugo Otto. Inclusão e avaliação na escola: de alunos com necessidades educacionais especiais. Porto Alegre: Mediação, 2006.
Brasil. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, [2019]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm#:~:text=L9394&text=Estabelece%20as%20diretrizes%20e%20bases%20da%20educa%C3%A7%C3%A3o%20nacional.&text=Art.%201%C2%BA%20A%20educa%C3%A7%C3%A3o%20abrange,civil%20e%20nas%20manifesta%C3%A7%C3%B5es%20culturais. Acesso em: 1.º ago. 2020.
Brasil. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer CNE n.º 11, de 10 de maio de 2000. Dispõe sobre Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília: CNE/CEB, 2000. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_PCB11_00.pdf?query=Escola. Acesso em: 1.º ago. 2020.
Brasil. Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, [2000]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l10098.htm#:~:text=L10098&text=LEI%20No%2010.098%2C%20DE%2019%20DE%20DEZEMBRO%20DE%202000.&text=Estabelece%20normas%20gerais%20e%20crit%C3%A9rios,reduzida%2C%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias. Acesso em: 1.º ago. 2020.
Brasil. Conselho Nacional de Educação. Resolução n.º 2, de 11 de setembro de 2001. Institui as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília: CNE/CEB, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf. Acesso em: 1.º ago. 2020.
Brasil. Decreto n.º 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2.º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, [2004]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm#:~:text=DECRETO%20N%C2%BA%205.154%20DE%2023,nacional%2C%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias. Acesso em: 1.º ago. 2020.
Brasil. Decreto n.º 5.296, de 2 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis n. 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e n.º 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, [2004]. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Decreto/D5296.htm. Acesso em: 1.º ago. 2020.
Brasil. Decreto n.º 5.478, de 24 de junho de 2005. Institui, no âmbito das instituições federais de educação tecnológica, o Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA. Brasília: Presidência da República, [2005]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5478.htm#:~:text=DECRETO%20N%C2%BA%205.478%2C%20DE%2024%20DE%20JUNHO%20DE%202005.&text=Institui%2C%20no%20%C3%A2mbito%20das%20institui%C3%A7%C3%B5es,de%20Jovens%20e%20Adultos%20%2D%20PROEJA. Acesso em: 1.º ago. 2020.
Brasil. Decreto n.º 5.840. 13 de julho 2006. Institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, [2006]. Disponível em: https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=DEC&numero=5840&ano=2006&ato=7b3MTQq50MRpWT298#:~:text=INSTITUI%2C%20NO%20%C3%82MBITO%20FEDERAL%2C%20O,PROEJA%2C%20E%20D%C3%81%20OUTRAS%20PROVID%C3%8ANCIAS. Acesso em: 1.º ago. 2020.
Brasil. Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade da Educação de Jovens e Adultos. Documento-Base, Brasília, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/proeja. Acesso em: 1.º ago. 2020.
Ciavatta, Maria; Rummert, Sonia Maria. As implicações políticas e pedagógicas do currículo na educação de jovens e adultos integrada à formação profissional. Educação e Sociedade, v. 31, n. 111, p. 461-480, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000200009. Acesso em: 1.º ago. 2020.
Chizzotti, Antônio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 2011.
Contini, Roseli M. de Fátima. Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na educação de jovens e adultos. Londrina, 2008. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1861-6.pdf. Acesso em: 1.º ago. 2020.
Fávero, Altair Alberto; Centenaro, Junior Bufon. A pesquisa documental nas investigações de políticas educacionais: potencialidades e limites. Contrapontos, Itajaí, v. 19, n. 1, 2019, p. 170-184. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rc/article/view/13579. Acesso em: 1.º ago. 2020.
Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 47, São Paulo: Paz e Terra, 2013.
Gil, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
Gouveia, Daniele da Silva Maia; Silva, Alcina Maria Testa Braz da. A formação educacional na EJA: dilemas e representações sociais. Ensaio, v. 17, n. 3, p. 749-767, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/epec/v17n3/1983-2117-epec-17-03-00749.pdf. Acesso em: 20 abr. 2020.
Instituto Federal Catarinense. Campus Camboriú. Projeto Pedagógico do Curso Proeja FIC – Agroindústria/Ensino Médio. Camboriú, 2017. Disponível em: http://www.camboriu.ifc.edu.br/wp-content/uploads/2014/06/PPC-AGROIND%C3%9ASTRIA.pdf. Acesso em: 22 abr. 2020.
Jardilino, José Rubens de Lima; Araújo, Regina Magna Bonifácio de. Educação de Jovens e Adultos: sujeitos saberes e práticas. São Paulo: Cortez, 2014.
Mantoan, Maria Teresa Égler. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.
Mendes, Enicéia Gonçalves. Perspectivas para a construção da escola inclusiva no Brasil. In: Palhares, Marina Silveira; Marins, Simone. Escola inclusiva. São Carlos: EdUFSCar, 2002. p. 61-85.
Miron, Kerén Talita Silva. Estado do conhecimento: discussões sobre o desenvolvimento da compreensão leitora em estudantes com deficiência da educação de jovens e adultos (EJA) na perspectiva da educação inclusiva. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto Federal Catarinense, Camboriú, 2021. Disponível em: https://pergamumweb.ifc.edu.br/pergamumweb_ifc/vinculos/00001a/00001a42.pdf. Acesso em: 5 out. 2022.
Miron, Kerén Talita Silva; Reis, Sônia Maria Alves de Oliveira. A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na Educação de Jovens e Adultos: algumas discussões. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 13, n. 24, p. 95-116, jan./abr. 2017. Disponível em: http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/viewFile/6545/6370. Acesso em: 20 jul. 2020.
Miron, Kerén Talita Silva; Schardosim, Chris Royes. Estado do conhecimento: a dialogicidade entre a educação inclusiva e a educação de jovens e adultos. Práxis Educacional, [S.l.], v. 16, n. 40, p. 592-611, jul. 2020. ISSN 2178-2679. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6580. Acesso em: 3 jul. 2020.
Miron, Kerén Talita Silva; Schardosim, Chris Royes. Estado do conhecimento: um mapeamento de estudos sobre o desenvolvimento da compreensão leitora em estudantes com deficiência da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na perspectiva da Educação Inclusiva. Revista Educação Especial, v. 35, p. 1-18, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.5902/1984686X69851. Acesso em: 3 jul. 2023.
Oliveira, Ivanilde Apoluceno de. Políticas de educação inclusiva nas escolas. In: Jesus, Denise Meyrelles; Baptista, Claudio Roberto; Barreto, Maria Aparecida Santos Corrêa; Victor, Sonia Lopes (org.). Inclusão: práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa. Porto Alegre: Mediação, 2007. p. 32-40.
Pereira, Josué Vidal. Reflexões sobre o processo seletivo para admissão ao Proeja nos IFETs. In: XII Encontro de Pesquisa em Educação – Anped Centro Oeste, 2014, Goiânia. Anais... 2014. v. 1.
Ropoli, Edilene Aparecida; Mantoan, Maria Teresa Eglér; Santos, Maria Terezinha da Consolação Teixeira dos; Machado, Rosângela. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. A escola comum inclusiva. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Especial, 2010.
Silva, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: Silva, Tomaz Tadeu da et al. (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 73-102.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista e-Curriculum
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.