Práticas Escolares de História no Divã Terapêutico

“Desconstrução” de um Projeto de Pesquisa e de um Professor-Doutorando

Autores

  • Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias Universidade Federal de Rondônia https://orcid.org/0000-0001-5646-8604
  • Eduardo Servo Ernesto Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e54353

Palavras-chave:

ensino de História; jogos de cenas; práticas pedagógicas; desconstrução; práticas curriculares.

Resumo

O objetivo deste texto é problematizar, na tessitura de um projeto de pesquisa, práticas escolares socioculturais situadas, que mobilizam a disciplina de História, sugerindo um currículo voltado para os usos do conhecimento histórico nas dimensões práticas da vida. A desconstrução do projeto aparece como performance de diálogos ficcionais entre orientador e orientando, aliados a vozes de autores como Derrida, Wittgenstein e outros. A atitude teórico-metodológica tem referência nos conceitos de jogos de linguagem, terapia filosófica, desconstrução, terapia gramatical desconstrucionista e estudos curriculares. Os encadeamentos discursivos foram feitos por citação e enxertias que, propositalmente, bordejam as fronteiras entre o texto acadêmico e o literário. Os jogos de cena esclarecem, de modo terapêutico, que a construção de um projeto de pesquisa se dá por tensões, empatia, marcas, desconstruções e subjetividades.

Biografia do Autor

Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2014). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2008). Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (1992). Professora do quadro efetivo da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em regime de dedicação exclusiva (2008), Campus Porto Velho. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Mestrado e Doutorado Profissional da Universidade Federal de Rondônia - UNIR (PPGEEProf), Campus Porto Velho. Professora no Departamento de Matemática, atuando como Coordenadora de Estágio Supervisionado, e nas disciplinas Estágio Supervisionado I, II, III, e IV. Didática e Metodologia do Ensino de Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática (GPEMat-UNIR). Professora pesquisadora, e Integra o Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação e Infância - EDUCA (UNIR) . Na Anped foi Vice-Coordenadora do FORPREd-NORTE (Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (FORPREd), até novembro de 2020 e atua no GT 8 (Formação de Professores) e GT 19 (Educação Matemática). Coordenadora da linha de Pesquisa: Formação de professores, práticas pedagógicas e culturais, dentro do Grupo EDUCA. Atua ainda nos grupos de pesquisa: Educação, Linguagem e Práticas Culturais - PHALA (UNICAMP) e História, Filosofia e Educação Matemática - HIFEM (UNICAMP). Integra Conselho Editorial da Revista Multidisciplinar em Educação (EDUCA) e integra o Conselho Editorial Nacional da Revista EXITUS/UFOPA. É Avaliadora de Instituições e de Cursos pelo INEP/MEC. Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Práticas Pedagógicas e Culturais e História e Educação Matemática.

Eduardo Servo Ernesto, Universidade Federal de Rondônia

Doutorado em andamento pelo programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade Federal de Rondônia (2019). Mestre em História e Estudos Culturais pela Universidade Federal de Rondônia (2014). Possui Licenciatura Plena e Bacharelado em História pela mesma instituição(2011). Atua nos temas: Memória e Identidade, Migração na Amazônia Ocidental, História da Amazônia, Ensino de História e Educação no Campo.

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Publicado

2023-03-30

Edição

Seção

Artigos