Programa Ciência na Escola (PCE)

a iniciação científica além dos desafios amazônicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e54372

Palavras-chave:

ensino com pesquisa; cientificidade; educação básica; Amazonas.

Resumo

A iniciação científica tem seu papel transformador à medida que introduz no cotidiano escolar o fazer científico. Diante disto, este artigo questiona de que maneira a realidade educacional amazônica é contemplada com a perspectiva do ensino com pesquisa. Assim, o objetivo deste artigo é evidenciar a implementação e abrangência do Programa Ciência na Escola (PCE) e a difusão da iniciação científica nas escolas públicas do Amazonas. Para tanto, utilizou-se das pesquisas bibliográficas, ancoradas nos pensamentos de Demo; Pereira; Lüdke; Gonzaga, entre outros; e documental, através de editais e resultados de seleções publicados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). O programa desafia os limites amazônicos, chegando às escolas e realidades mais longínquas para despertar e estabelecer a vocação científica nas mais diversas áreas de conhecimento.

Biografia do Autor

Dariany Andrade de Souza, Universidade Federal do Amazonas

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Professora efetiva da rede estadual de educação do Amazonas.

Heloísa da Silva Borges, Universidade Federal do Amazonas

Doutorado em Educação na Linha de Formação de Professores, pelo PPGE da FACED/UFAM. Atualmente Professora do Departamento de Administração e Planejamento e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal Amazonas. Coordenou vários projetos ligados as políticas públicas entre eles: Formação de Professores em Áreas de Reforma Agrária de Roraima e Amazonas - convênio UEA/INCRA/PRONERA (2004-2009); Curso de Aperfeiçoamento e Especialização Educação do Campo com ênfase Projovem Campo Saberes da Terra (2010 a 2013); Programa Escola da Terra. Possui vários artigos e livros publicados com tema em Educação do Campo, Formação de Professor, Políticas Públicas da Educação, Educação de Jovens e Adultos e Currículo do Ensino Básico. Atualmente Coordenadora Institucional do Parfor-UFAM.

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2023-09-08

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Artigos