Programa Ciência na Escola (PCE)
a iniciação científica além dos desafios amazônicos
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e54372Palavras-chave:
ensino com pesquisa; cientificidade; educação básica; Amazonas.Resumo
A iniciação científica tem seu papel transformador à medida que introduz no cotidiano escolar o fazer científico. Diante disto, este artigo questiona de que maneira a realidade educacional amazônica é contemplada com a perspectiva do ensino com pesquisa. Assim, o objetivo deste artigo é evidenciar a implementação e abrangência do Programa Ciência na Escola (PCE) e a difusão da iniciação científica nas escolas públicas do Amazonas. Para tanto, utilizou-se das pesquisas bibliográficas, ancoradas nos pensamentos de Demo; Pereira; Lüdke; Gonzaga, entre outros; e documental, através de editais e resultados de seleções publicados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). O programa desafia os limites amazônicos, chegando às escolas e realidades mais longínquas para despertar e estabelecer a vocação científica nas mais diversas áreas de conhecimento.
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