Possibilidades avaliativas e consciência histórica na produção de narrativas digitais em podcast

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i3p1110-1136

Palavras-chave:

avaliação, ensino de história, narrativas digitais, podcast, consciência histórica

Resumo

No contexto contemporâneo, necessitamos desenvolver métodos para o uso de tecnologias digitais na disciplina de História, visto que existem poucos estudos nessa temática. Este artigo analisou as possibilidades avaliativas e os indícios de consciência histórica nas produções de narrativas digitais em podcast, realizadas durante uma dinâmica de avaliação formadora, na disciplina de História da Educação no Brasil, ministrada a uma turma de Pedagogia. Tratou-se de um estudo qualitativo, baseado no método do estudo de caso, cujos dados foram interpretados por meio de análise de conteúdo. No final do estudo, pudemos confirmar o potencial da dinâmica de avaliação formadora baseada na produção de narrativas digitais em podcast. Isso propiciou a avaliação do desenvolvimento de conceitos substantivos, vislumbrando indícios de consciência histórica nas produções e favorecendo a criação, pelos estudantes, de uma representação narrativa acerca dos contextos históricos estudados.

Biografia do Autor

Raphael de França e Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutorando em Educação Tecnológica (EDUMATEC/UFPE), tendo obtido o título de mestre pelo mesmo programa (2019). Possui Licenciatura em História (2013) e Especialização em Educação em Direitos Humanos (2015) ambas pela UFPE. Atua profissionalmente como Coordenador de Mídias Pedagógicas na Extensão da UPE. Atua no ensino superior, lecionando disciplinas relacionadas à educação, tecnologias digitais na educação e educação a distância. Também atua na formação continuada de professores, do nível básico ao superior, nas temáticas relacionadas à utilização de tecnologias na educação, metodologias ativas e ensino híbrido. Trabalhou na TVPE como educador nos projetos de educomunicação desenvolvidos pela empresa, entre eles o TVPE Escola; Atua principalmente nos seguintes temas: Tecnologias na Educação; ensino híbrido; Metodologias Ativas na educação; Avaliação de aprendizagem com tecnologias digitais, educação a distância, educação tecnológica, mídias na educação, educomunicação, direitos humanos e formação audiovisual; Metodologia científica, TCC.

 

Thelma Panerai Alves, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutorado em Inovação Educativa (Universidad de Deusto, Bilbao, Espanha). Licenciada em Letras, com especialização em Linguística. Professora Associada do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC). Estuda mídias digitais na educação; redes sociais e digitais na educação; formação online; cultura digital; e mediações interculturais. Principais áreas de interesse: estruturas narrativas digitais, narrativas transmídias e storytellings, etnografias digitais, metodologias audiovisuais participativas, feminismos e empoderamentos.

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Publicado

2022-09-30

Edição

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Artigos