Possibilidades avaliativas e consciência histórica na produção de narrativas digitais em podcast
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i3p1110-1136Palavras-chave:
avaliação, ensino de história, narrativas digitais, podcast, consciência históricaResumo
No contexto contemporâneo, necessitamos desenvolver métodos para o uso de tecnologias digitais na disciplina de História, visto que existem poucos estudos nessa temática. Este artigo analisou as possibilidades avaliativas e os indícios de consciência histórica nas produções de narrativas digitais em podcast, realizadas durante uma dinâmica de avaliação formadora, na disciplina de História da Educação no Brasil, ministrada a uma turma de Pedagogia. Tratou-se de um estudo qualitativo, baseado no método do estudo de caso, cujos dados foram interpretados por meio de análise de conteúdo. No final do estudo, pudemos confirmar o potencial da dinâmica de avaliação formadora baseada na produção de narrativas digitais em podcast. Isso propiciou a avaliação do desenvolvimento de conceitos substantivos, vislumbrando indícios de consciência histórica nas produções e favorecendo a criação, pelos estudantes, de uma representação narrativa acerca dos contextos históricos estudados.
Referências
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Integração currículo e tecnologias: concepção e possibilidades de criação de web currículo. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; ALVES, Robson Medeiros; LEMOS, Silvana D. Vilela (Orgs.). Web currículo: aprendizagem, pesquisa e conhecimento com o uso de tecnologias digitais. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014. Disponível em: https://issuu.com/letracapital/docs/web_curr__culo. Acesso em: 30 maio 2021.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; SILVA, Maria da Graça Moreira. Web currículo: contexto, aprendizado e conhecimento. Apresentação do dossiê temático. Revista e-Curriculum, v. 14, n. 3, p. 767-773, 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/29684. Acesso em: 30 maio 2021.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; VALENTE, José Armando. Integração currículo e tecnologias e a produção de narrativas digitais. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 3, p. 57-82, set./dez. 2012. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss3articles/almeida-valente.pdf. Acesso em: 30 maio 2021
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BRUNER, Jerome. Realidade mental, mundos possíveis. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
CERRI, Luis Fernando. Os conceitos de consciência histórica e os desafios da didática da história. Revista de História Regional, 2001. Disponível em: https://www.faneesp.edu.br/site/documentos/revista_historia_regional39.pdf. Acesso em: 30 maio 2021.
COUTO, Mia. Terra sonâmbula. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2010.
ENTREVISTA 1. Entrevista concedida ao pesquisador. Recife, 2019. 1 arquivo .mp3 (22 min). A entrevista na íntegra encontra-se transcrita em arquivo sob guarda do pesquisador.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. História e narração em Walter Benjamin. São Paulo: Perspectiva, 2009.
LAMBERT, Joe. Digital storytelling: capturing lives, creating community. New York: Routledge, 2013.
LEE, Peter. Em direção a um conceito de literacia histórica. Educar em Revista, número especial, p. 1-14, 2006. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5543/31490. Acesso em 30 maio 2021.
LEE, Peter. Literacia histórica e história transformativa. Educar em Revista, n. 60, p. 107-146, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.45979. Acesso em: 30 maio 2021.
LEMOS, André. Cibercultura: alguns pontos para compreender a nossa época. In: LEMOS, André; CUNHA, Paulo (Orgs.). Olhares sobre a cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2003. p. 11-23
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: 34, 2010.
LUIZ, Lúcio; ASSIS, Pablo de. O crescimento do podcast: origem e desenvolvimento de uma mídia da cibercultura. In: SIMPÓSIO ABCIBER, 3. 2009, São Paulo. 3.º Simpósio Nacional de Pesquisadores em Cibercultura. São Paulo: ABCiber, 2009.
MARTÍN-BARBERO, Jesus. A comunicação na educação. São Paulo: Contexto, 2014.
MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4125089/mod_resource/content/1/Roque-Moraes_Analise%20de%20conteudo-1999.pdf. Acesso em: 30 maio 2021.
OLIVEIRA, Isolina; AMANTE, Lúcia. Nova cultura da avaliação: contextos e fundamentos. In: AMANTE, Lúcia; OLIVEIRA, Isolina (Coords.). Avaliação das aprendizagens: perspectivas, contextos e práticas. Lisboa: Universidade Aberta, 2016. p. 41-53.
PAUL, Nora. Elementos das narrativas digitais. In: FERRARI, Pollyana (Org.). Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2014. p. 121-139.
PINTO, Jorge. A avaliação em educação: da linearidade dos usos à complexidade das práticas. In: AMANTE, Lúcia; OLIVEIRA, Isolina (Coords.). Avaliação das aprendizagens: perspectivas, contextos e práticas. Lisboa: Universidade Aberta, 2016. p. 3-40.
ROBIN, Bernard R. Digital storytelling: a powerful technology tool for the 21st century classroom. Theory Into Practice, v. 47, n. 3, p. 220-228, 2008. Disponível em: https://digitalstorytellingclass.pbworks.com/f/Digital+Storytelling+A+Powerful.pdf. Acesso em: 30 maio 2021.
RUSEN, Jorn. El desarrollo de la competencia narrativa en el aprendizaje histórico. Una hipótesis ontogenética relativa a la conciencia moral. Revista Propuesta Educativa, Buenos Aires, ano 4, n.7, p. 27-36, oct. 1992.
RUSEN, Jorn. Narratividade e objetividade nas ciências históricas. Textos de História, Brasília, v. 4, n. 1, p. 75-102, 1996. Disponível: https://periodicos.unb.br/index.php/textos/article/view/27733. Acesso em: 25 ago. 2022.
RUSEN, Jorn. Didática da história: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 1, n. 2, p. 7-16, jul./dez. 2006. Disponível em: https://moodle.ufsc.br/pluginfile.php/558563/mod_resource/content/0/artigo_Rusen_didatica_da_historia.pdf. Acesso em 26 set. 2022
RUSEN, Jorn. História viva: teoria da história: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2007.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora; URBAN, Ana Claudia. Aprendizagem e formação da consciência histórica: possibilidades de pesquisa em Educação Histórica. Educar em Revista, Curitiba, n. 60, p. 17-42, jun. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/HTPcYpQKgsCk3wmPd3gjW3g/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 25 ago. 2022.
SILVA, Raphael de F.; ALVES, Thelma P. Audionovelas entre a ficção e a realidade: narrativas em podcast na disciplina de história. Revista em Teia, Recife, v. 10, n. 1, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.36397/emteia.v10i1.240021. Acesso em: 30 maio 2021.
STORYCENTER. Our story. 2018. Disponível em: https://www.storycenter.org/press/. Acesso em: 22 ago. 2022.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.