Diferença cultural
reflexão sobre as ações pedagógicas com estudantes indígenas do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i3p975-998Palavras-chave:
indígenas em escolas urbanas, educação intercultural, educação decolonial, ações pedagógicas diferenciadasResumo
O estudo aqui apresentado, pautado pela investigação da realidade de uma escola no interior da região Amazônica, consubstanciou reflexões sobre as ações pedagógicas desenvolvidas pela instituição objetivando o planejamento de práticas pedagógicas diferenciadas e integradoras aos estudantes indígenas na escola urbana. Os aportes teóricos estão embasados em teorias pós-críticas. A metodologia aplicada foi a pesquisa-ação, coerente com a proposta do projeto de estabelecer uma intervenção na realidade visando sua melhoria. Os resultados apontam que a educação ideal para os estudantes indígenas em contexto urbano ainda está em construção, marcada pela ausência de conhecimentos com relação à educação decolonial e intercultural e necessidade de trabalhar a Lei 11.645/2008.
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