Diferença cultural

reflexão sobre as ações pedagógicas com estudantes indígenas do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i3p975-998

Palavras-chave:

indígenas em escolas urbanas, educação intercultural, educação decolonial, ações pedagógicas diferenciadas

Resumo

O estudo aqui apresentado, pautado pela investigação da realidade de uma escola no interior da região Amazônica, consubstanciou reflexões sobre as ações pedagógicas desenvolvidas pela instituição objetivando o planejamento de práticas pedagógicas diferenciadas e integradoras aos estudantes indígenas na escola urbana. Os aportes teóricos estão embasados em teorias pós-críticas. A metodologia aplicada foi a pesquisa-ação, coerente com a proposta do projeto de estabelecer uma intervenção na realidade visando sua melhoria. Os resultados apontam que a educação ideal para os estudantes indígenas em contexto urbano ainda está em construção, marcada pela ausência de conhecimentos com relação à educação decolonial e intercultural e necessidade de trabalhar a Lei 11.645/2008.

Biografia do Autor

Ana Paula Schneider, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- Campus- Cacoal

Meste em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia, 2019. Especialista em Gestão, Orientação e Supervisão com Ênfase em Psicopedagogia pela Faculdade de Rolim ( FAROL), 2012. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade do Tocantins- (UNITINS), 2010. Atuou como docente pela Secretaria Municipal de Educação do Município de Chupinguaia\RO entre 04/2009 a 06/2013 na Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Ana Paula Marques, lecionando no Ensino de Jovens e adultos, Ensino Fundamental Series Iniciais e Finais. Orientadora Pedagógica no IFRO- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- Campus- Cacoal, desde de 2013. Membro do Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia/CNPq, Campus Cacoal-IFRO e do Grupo de pesquisa EDUCA - Grupo de pesquisa multidisciplinar em educação e infância, do(a) Universidade Federal de Rondônia.

Juracy Machado Pacífico, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/2010), Mestre em Psicologia Escolar pela Universidade de São Paulo (USP/2000) e graduada em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR/1996). Atuou, no período de 1989 a 2005, em todas as etapas da Educação Básica, na rede municipal de Porto Velho (SEMED), nas funções de professora, coordenação pedagógica e gestão. Coordenou o Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil (UNIR/UNDIME/MEC) e o Programa Prodocência/UNIR-CAPES. Coordena e supervisiona o Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil no Curso de Pedagogia da UNIR desde o ano de 2014. Atualmente é Professora Associada da Fundação Universidade Federal de Rondônia e atua no Curso de Licenciatura em Pedagogia, no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEEProf). É líder do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação e Infância (EDUCA), Editora da Revista Educa - Revista Multidisciplinar em Educação, e Coordenadora do Laboratório do Brinquedo e da Ludicidade (LABRINTECA) da UNIR. É membro associada da ANPED, participante do GT07. Tem experiência na área de Educação, atuando nos seguintes temas: infância; educação infantil; políticas públicas educacionais; gestão escolar; formação docente; alfabetização.

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2022-09-30

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Artigos