Diferencia Cultural

reflexión sobre acciones pedagógicas con estudiantes de secundaria indígenas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i3p975-998

Palabras clave:

pueblos indígenas en escuelas urbanas, educación intercultural, educación descolonial, acciones pedagógicas diferenciadas

Resumen

El estudio aqui presentado, basado en la investigación de la realidad de una escuela en el interior de la región Amazónica, plasmó reflexiones sobre las acciones pedagógicas desarrolladas por la institución con miras a planificar prácticas pedagógicas diferenciadas e integradoras para los estudiantes indígenas de la escuela urbana. Las aportaciones teóricas se basan en teorías poscríticas. La metodología aplicada fue la investigación-acción, acorde con la propuesta del proyecto de establecer una intervención en la realidad con miras a su mejora. Los resultados muestran que la educación ideal para estudiantes indígenas en un contexto urbano aún se encuentra en construcción, marcada por el desconocimiento en relación a la educación descolonial e intercultural y la necesidad de trabajar la Ley 11.645/2008.

Biografía del autor/a

Ana Paula Schneider, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- Campus- Cacoal

Meste em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia, 2019. Especialista em Gestão, Orientação e Supervisão com Ênfase em Psicopedagogia pela Faculdade de Rolim ( FAROL), 2012. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade do Tocantins- (UNITINS), 2010. Atuou como docente pela Secretaria Municipal de Educação do Município de Chupinguaia\RO entre 04/2009 a 06/2013 na Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Ana Paula Marques, lecionando no Ensino de Jovens e adultos, Ensino Fundamental Series Iniciais e Finais. Orientadora Pedagógica no IFRO- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- Campus- Cacoal, desde de 2013. Membro do Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia/CNPq, Campus Cacoal-IFRO e do Grupo de pesquisa EDUCA - Grupo de pesquisa multidisciplinar em educação e infância, do(a) Universidade Federal de Rondônia.

Juracy Machado Pacífico, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/2010), Mestre em Psicologia Escolar pela Universidade de São Paulo (USP/2000) e graduada em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR/1996). Atuou, no período de 1989 a 2005, em todas as etapas da Educação Básica, na rede municipal de Porto Velho (SEMED), nas funções de professora, coordenação pedagógica e gestão. Coordenou o Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil (UNIR/UNDIME/MEC) e o Programa Prodocência/UNIR-CAPES. Coordena e supervisiona o Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil no Curso de Pedagogia da UNIR desde o ano de 2014. Atualmente é Professora Associada da Fundação Universidade Federal de Rondônia e atua no Curso de Licenciatura em Pedagogia, no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEEProf). É líder do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação e Infância (EDUCA), Editora da Revista Educa - Revista Multidisciplinar em Educação, e Coordenadora do Laboratório do Brinquedo e da Ludicidade (LABRINTECA) da UNIR. É membro associada da ANPED, participante do GT07. Tem experiência na área de Educação, atuando nos seguintes temas: infância; educação infantil; políticas públicas educacionais; gestão escolar; formação docente; alfabetização.

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Publicado

2022-09-30

Número

Sección

Artigos