Praticando Humanização

a Utilização de Narrativas de Adoecimento na Graduação Médica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e54481

Palavras-chave:

currículo, educação superior, narrativas pessoais, empatia

Resumo

O propósito desta pesquisa é apresentar como os graduandos de um curso de medicina de um Centro Universitário localizado na cidade de São Paulo, SP, vivenciaram a coleta de narrativas de adoecimento de pessoas portadoras de doenças crônicas e qual o impacto causado por essa vivência. É uma pesquisa qualitativa desenvolvida durante os anos de 2018 e 2019, cujo corpus foi composto por transcrições de diários de campo e rodas de conversa de acolhimento. Observou-se que os alunos ressaltam aspectos apreendidos aos quais não teriam acesso seguindo apenas o roteiro da anamnese, marcada por interrupções e direcionamentos para a doença, procedimento tido por eles como normal. A influência do currículo oculto ficou clara, mas a coleta de narrativas proporcionou para esses alunos um momento de vivência de empatia e escuta ativa, mobilizando afetos e emoções.

Biografia do Autor

Maria Elisa Gonzalez Manso, Centro Universitário São Camilo/SP

Doutora em Ciencias Sociais e Mestre em Gerontologia Social pela PUC-SP. Pós-doutorado em Gerontologia Social pela PUC SP. Especialista em Docencia em Saúde pela UFRGS. Médica e bacharel em Direito. Professora titular Centro Universitário São Camilo/SP.

Referências

Aguiar, Camila Stor; Formiga, Nilton S.; Cantilino, Amaury. Empatía en los estudiantes de medicina: un levantamiento de literatura. Eureka, v. 14, n. 2, p. 290-303, 2017. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-905778. Acesso em: 8 jun. 2018.

Ahrweiler, Florian; Neumann, Melanie; Goldblatt, Hadass; Hahn, Eckhart G.; Scheffer, Christian. Determinants of physician empathy during medical education: hypothetical conclusions from an exploratory qualitative survey of practicing physicians. BMC Medical Education, v. 12, n. 122, p. 1-12, 2014. Disponível em: https://bmcmededuc.biomedcentral.com/articles/10.1186/1472-6920-14-122. Acesso em: 8 jun. 2018.

Araujo, Viviane Patrícia Colloca. O conceito de currículo oculto e a formação docente. Revista de Estudos Aplicados em Educação, v. 3, n. 6, p. 29-39, 2018. Disponível em: https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5341. Acesso em: 8 jan. 2019.

Ayres, José Ricardo Carvalho M.; Rios, Izabel Cristina; Schraiber, Lilia Blima; Falcão, Marcia Tereza C.; Mota, André. Humanidades como disciplina da graduação em medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 37, p. 455-463, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/JYMLBFkT45jR8MzXpxFtCms/abstract/?lang=en. Acesso em: 8 jun. 2018.

Bardin. Laurence. Análise de conteúdo: edição revista e ampliada. São Paulo: Edições 70, 2016.

Batley, Nicholas J.; Nasreddine, Zeina; Chami, Ali; Zebian, Dina; Bachir, Rana; Abbas, Hussein A. Cynicism and other attitudes towards patients in an emergency department in a middle eastern tertiary care center. BMC Medical Education, v. 6, n. 36, p. 1-9, 2016. Disponível em: https://bmcmededuc.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12909-016-0539-y. Acesso em: 8 jun. 2018.

Biglino, Giovanni; Bucciarelli-Ducci, Chiara; Caputo, Massimo; Hurwitz, Brian et al. Towards a narrative cardiology: exploring, holding, and re-presenting narratives of heart disease. Cardiovascular Diagnosis Therapy, v. 9, n. 1, p. 73-77, 2019. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6382652/. Acesso em: 8 dez. 2019.

Blasco, Pablo G. É possível humanizar a medicina? Reflexões a propósito do uso do cinema na educação médica. Mundo da Saúde, v. 34, n. 3, p. 357-67, 2010. Disponível em: https://sobramfa.com.br/wp-content/uploads/2014/10/2010_dez_e_possivel_humanizar_a_medicina.pdf. Acesso em: 8 jun. 2018.

Brasil. Conselho Nacional de Educação. CNES. Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Enfermagem, Medicina e Nutrição. Parecer CNE/CES n.º 1133/2001. Brasília: CNES, 2001a.

Brasil. Conselho Nacional de Educação. CNES. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Parecer CNE/CES n.º 04/2001. Brasília: CNES, 2001b.

Brasil. Conselho Nacional de Educação. CNES. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Parecer CNE/CES n.º 116/2014. Brasília: CNES, 2014.

Camargo, Brígido Vizeu; Justo, Ana Maria. Tutorial para o uso do software de análise textual IRAMUTEQ. Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição – LACCOS. 2013. Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em: http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/tutoriel-en-portugais. Acesso em: 8 jun. 2018.

Camargo Jr., Kenneth Rochel. A biomedicina. Physis, v. 15, p. 177-201, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/physis/a/BmZ6PN6vDQyXgntsPXqWrRL/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 8 jun. 2018.

Carelli, Fabiana Buitor; Pompilio, Carlos Eduardo. O silêncio dos inocentes: por um estudo narrativo da prática médica. Interface, Botucatu, v. 17, n. 46, p. 677-681, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/yDwxhYgkMnn6xrzW4zr4Bzz/#. Acesso em: 8 jun. 2018.

Charon, Rita; Dasgupta, Savantani; Hermann, Nellie; Irvine, Craig et al. Principles and Practice of Narrative Medicine. New York: Oxford University Press, 2017.

Claro, Lenita Barreto Lorena; Mendes, Ana Alice Amorim. Uma experiência do uso de narrativas na formação de estudantes de Medicina. Interface, Botucatu, v. 22, n. 65, p. 621-30, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/8sbztxcRPsVKGMdKRLgzFPp/abstract/?lang=pt. Acesso em: 8 jan. 2019.

De Benedetto, Maria Auxiliadora Craice; Gallian, Dante Marcelo Claramonte. The narratives of medicine and nursing students: the concealed curriculum and the dehumanization of health care. Interface, Botucatu, v. 22, n. 67, p. 1197-1207, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/WHPJt7wnscmbYBt7dhL76ZD/?lang=pt. Acesso em: 8 jan. 2019.

Fernandes, Izabel. A pertinência da medicina narrativa na prática clínica. Revista Portuguesa Medicina Geral Família, v. 30, p. 289-90, 2014. Disponível em: https://rpmgf.pt/ojs/index.php/rpmgf/article/view/11384. Acesso em: 8 jun. 2018.

Foucault, Michel. A história da clínica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.

Freire, Paulo. Pedagogia do oprimido. 18. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

Freire, Paulo. Pedagogia da esperança. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

Gimeno Sacristán, José. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Giroux, Henry. Educação social em sala de aula: a dinâmica do currículo oculto. In: Giroux, Henry. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. p. 55-77.

Good, Byron. Medicine, Rationality and Experience: An Anthropological Perspective. New York, E.U.A: Cambridge Press, 1994.

Good, Byron; Delvechio Good, Mary Jo. Narrative and the cultural construction of illness and healing. California: University of California Press, 2000.

Hojat, Mohammadreza; Vergare, Michael J.; Maxwell, Kaye; Brainard, George; Herrine, Steven K.; Isenberg, Gerald A.; Veloski, Jon; Gonella, Joseph S. The devil is in the third year: a longitudinal study of erosion of empathy in medical school. Academic Medicine, v. 84, n. 9, p. 1182-1191, 2009. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19707055/. Acesso em: 8 jun. 2018.

Kleinmam, Arthur. Patients and Healers in the Context of Cultures. An Exploration of Boderland between Anthropology and Psychiatry. Los Angeles: University of California Press, 1980.

Laplantine, François. Antropologia da doença. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

Mallet, Ana Luisa Rocha; Andrade, Luciana; Geovanini, Fatima; Carvalho, Silvia Barbosa. Medicina narrativa: para além de uma história única. International Journal of Cardiovascular Sciences, v. 29, n. 3, p. 233-235, 2016. Disponível em: http://sociedades.cardiol.br/socerj/ijcs/english/sumario/29/pdf/v29n3a11.pdf. Acesso em: 8 jun. 2018.

Manso, Maria Elisa Gonzalez; Mello, Isabella Gonzalez Raposo; Costa, Nicolle de Souza Duarte; Costa, Nicole Bueno. Convivendo com o câncer: narrativas de adoecimento de um grupo de pessoas idosas na cidade de São Paulo. Revista Kairós-Gerontologia, v. 22, n. 3, p. 67-84, 2019. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/kairos/article/view/46758. Acesso em: 8 jun. 2020.

Manso, Maria Elisa Gonzalez; Torres, Renata Laszlo. Narrativas de adoecimento: metodologia para a educação continuada em enfermagem. Revista Recien, v. 10, n. 30, p. 159-167, 2020. Disponível em: https://www.recien.com.br/index.php/recien/article/view/275. Acesso em: 8 dez. 2020.

Masana, Lina. Entre médicos y antropólogos. La escucha atenta y comprometida de la experiencia narrada de la enfermedad crónica. In: Martinez-Hernaéz Àngel; Masana, Lina; Digiacomo Susan. Evidencias y narrativas en la atención sanitaria. Tarragona: URV, 2015. p. 191-224.

Masetto, Marcos T. Desafios para a docência universitária na contemporaneidade: professor-aluno em inter-ação adulta. São Paulo: Avercamp, 2015.

Milota, M. M.; Van Thiel, G. J. M. W.; Van Delden, J. J. M. Narrative medicine as a medical education tool: A systematic review. Medical Teacher, v. 41, n. 7, p. 802-810, 2019. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30983460/ . Acesso em: 8 dez. 2020.

Moscovici, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2009.

Porto, Celmo Celeno; Porto, Arnaldo Lemos. Semiologia médica. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2019.

Rios, Izabel Cristina; Sirino, Caroline Braga. A humanização no ensino de gradua¬ção em medicina: o olhar dos estudantes. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 39, n. 3, p. 401-409, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/gTydDcCgK9NHfWJVDR4R6Fc/abstract/?lang=pt. Acesso em: 8 jun. 2020.

Sousa, Yuri Sá Oliveira; Gondim, Sonia Maria Guedes; Carias, Iago Andrade; Batista, Jonatan Santana; Machado, Katlyane. O uso do software IRAMUTEQ na análise de dados de entrevistas. Pesquisa Prática Psicologia, v. 15, n. 2, p. e3283, 2020. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-89082020000200015. Acesso em: 8 dez. 2020.

Souza, Alicia Navarro; Rocha, Hélio Antônio; Gomes, Maria Katia; Bastos, Daniela Freitas. A narrativa de adoecimento e as práticas formativas na construção da realidade clínica. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Educação Médica, 2014.

Souza, Marli Aparecida Rocha; Wall, Marilen Loewen; Thuler, Andrea Cristina de Moraes Chaves; Lowen, Ingrid Margareth Voth; Peres, Aida Maria. The use of IRAMUTEQ software for data analysis in qualitative research. Revista da Escola de Enfermagem USP, v. 52, p. e03353, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/pPCgsCCgX7t7mZWfp6QfCcC/?lang=pt. Acesso em: 8 dez. 2019.

Stelet, Bruno Pereira; Romano, Valeria Ferreia; Carrijo, Ana Paula Borges; Teixeira Junior, Jorge Esteves. Portfólio reflexivo: subsídios filosóficos para uma práxis narrativa no ensino médico. Interface, Botucatu, v. 21, n. 60, p. 165-76, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/KMjBkSkxFFtbMZxggDP9cRL/abstract/?lang=pt. Acesso em: 8 jun. 2018.

Stewart, Moira; Brown, Judith Belle; Weston, W. Wayne; McWhinney, Ian R.; McWilliam, Carol L.; Freeman, Thomas R. Medicina centrada na pessoa: transformando o método clínico. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Tapajós, Ricardo. Introducing the arts into medical curricula. Interface, Botucatu, v. 6, n. 10, p. 27-36, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/xQHjcnfXrtsL9Z54LXycqPH/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 8 jun. 2018.

Downloads

Publicado

2023-09-08

Edição

Seção

Artigos