Praticando Humanização
a Utilização de Narrativas de Adoecimento na Graduação Médica
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e54481Palavras-chave:
currículo, educação superior, narrativas pessoais, empatiaResumo
O propósito desta pesquisa é apresentar como os graduandos de um curso de medicina de um Centro Universitário localizado na cidade de São Paulo, SP, vivenciaram a coleta de narrativas de adoecimento de pessoas portadoras de doenças crônicas e qual o impacto causado por essa vivência. É uma pesquisa qualitativa desenvolvida durante os anos de 2018 e 2019, cujo corpus foi composto por transcrições de diários de campo e rodas de conversa de acolhimento. Observou-se que os alunos ressaltam aspectos apreendidos aos quais não teriam acesso seguindo apenas o roteiro da anamnese, marcada por interrupções e direcionamentos para a doença, procedimento tido por eles como normal. A influência do currículo oculto ficou clara, mas a coleta de narrativas proporcionou para esses alunos um momento de vivência de empatia e escuta ativa, mobilizando afetos e emoções.
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