A Educação Escolar Quilombola na Amazônia
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e54663Palavras-chave:
educação, quilombolas, AmazôniaResumo
Este artigo se propõe a levantar uma discussão teórica em torno da Educação Escolar Quilombola na Amazônia, objetivando uma reflexão sobre a presença negra na Amazônia, considerando sua história de lutas e conquistas e mais especificamente sobre o processo educacional desse coletivo historicamente marginalizado nessa região onde ainda há poucos estudos a respeito dessa questão. A pesquisa é bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa, sendo o corpus de estudo formado por dados extraídos das Secretarias de Educação dos municípios do Amazonas em que há comunidade quilombola. Concluímos que, embora existam leis que beneficiem a Educação Quilombola na Educação Básica, ainda resta um longo caminho a percorrer para que se possa de fato implementar um currículo que ofereça uma educação diferenciada, que fortaleça a identidade quilombola.
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