A Educação Escolar Quilombola na Amazônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e54663

Palavras-chave:

educação, quilombolas, Amazônia

Resumo

Este artigo se propõe a levantar uma discussão teórica em torno da Educação Escolar Quilombola na Amazônia, objetivando uma reflexão sobre a presença negra na Amazônia, considerando sua história de lutas e conquistas e mais especificamente sobre o processo educacional desse coletivo historicamente marginalizado nessa região onde ainda há poucos estudos a respeito dessa questão. A pesquisa é bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa, sendo o corpus de estudo formado por dados extraídos das Secretarias de Educação dos municípios do Amazonas em que há comunidade quilombola. Concluímos que, embora existam leis que beneficiem a Educação Quilombola na Educação Básica, ainda resta um longo caminho a percorrer para que se possa de fato implementar um currículo que ofereça uma educação diferenciada, que fortaleça a identidade quilombola.

Biografia do Autor

Laura Belém Pereira, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa e Respectiva Literatura pela Faculdade do Grupo UNIASSELVI (2010) e especialização em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura. Professora - Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura. Mestra em Educação Pela Universidade Federal do Amazonas. Membro do Núcleo de Estudos de Linguagem da Amazônia- NEL- AMAZÔNIA/CNPQ.

Hellen Cristina Picanço Simas, Universidade Federal do Amazonas - Ufam

Professora Associada da Universidade Federal do Amazonas e professora visitante na Universidade de Santiago de Compostela em 2022. Possui doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2013); mestrado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2009); graduação em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (2006). Pós-doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (2018). Pós-doutorado em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade do Norte de Tocantins (2022). Líder do Núcleo de Estudos de Linguagens da Amazônia (Nel-Amazônia/CNPq). Membro do programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas e bolsista CNPq pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Membro da comissão de Línguas Ameaçadas da Associação Brasileira de Linguística – ABRALIN. Foi membro titular da Câmara de Assessoramento Científico FAPEAM (2015-2016). Atualmente desenvolve pesquisa relacionada à Políticas Linguísticas e Processos Educativos Amazônicos.

Referências

Brasil. Resolução CNE/CEB n.º 8, de 20 de novembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Escolar Quilombola. Brasília, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11963-rceb008-12-pdf&category_slug=novembro-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 15 jul. 2023.

Campos, Laís Rodrigues. Educação escolar quilombola na Amazônia paraense e o currículo escolar histórico-cultural. Revista Marupiíra, v. 2, 2015. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/marupiira/issue/view/90. Acesso em: 15 jul. 2023.

Campos, Louise Rodrigues; Souza, Sulivan Ferreira de. Educação quilombola e decolonialidade: um diálogo intercultural. In: XII Congresso Nacional de Educação: Formação de Professores, Complexidade de Trabalho Docente, 2015. Anais... 26 a 29 out. 2015, Curitiba. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/extcal/event.php?event=119. Acesso em: 15 jul. 2023.

Christofari, Ana Carolina; Freitas, Cláudia Rodrigues de; Baptista, Claudio Roberto. Medicalização dos modos de ser e aprender. Educação e Realidade, v. 40, n. 4, p. 1079-1102, out./dez. 2015. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0100-31432015000401079&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 15 jul. 2023.

Custódio, Elivaldo Serrão; Foster, Eugénia da Luz Silva. Educação escolar quilombola no Brasil: uma análise sobre os materiais didáticos produzidos pelos sistemas estaduais de ensino. Educar em Revista, Curitiba, v. 35, n. 74, 2019. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62715. Acesso em: 15 jul. 2023.

Diegues, Antonio Carlos; Arruda, Rinaldo Sérgio Vieira (org.). Os saberes tradicionais e a biodiversidade no Brasil. São Paulo: NUPAUB-USP: MMA, 2000.

Freitas, Décio. Palmares: a guerra dos escravos. Porto Alegre: Movimento, 1973.

Fundação Palmares. Disponível em: https://www.gov.br/palmares/pt-br. Acesso em: 13 mar. 2020.

Godin, Neide. A invenção da Amazônia. 2. ed. Manaus: Valer, 2007.

Lopes, Carla Joelma de Oliveira; Medeiros, Glaucia Rodrigues Nascimento; Soares, Lucélia dos Reis Santos. Quilombos contemporâneos na Amazônia: debates e contribuições geográficas. In: XI Encontro Nacional da Anpege, outubro 2015. Anais... Presidente Prudente, 2015.

Pinto, Renan Freitas. Amazônias: perspectivas para o século XXI. Conferência pronunciada na abertura do II Encontro Norte da SBS, Belém, set. 2010. Disponível em: https://sbsnorte.blogspot.com/. Acesso em: 15 jul. 2023.

Mapas – Projeto Nova Cartógrafa Social da Amazônia Série: comunidades quilombolas certificadas no Amazonas, out 2013. Disponível em: http://novacartografiasocial.com.br/mapas/. Acesso em: 23 mar. 2020.

Queiroz, Márcia de Godoi. Memórias de resistências, identidades em conflito e a prática educativa da Escola Municipal Virgília Garcia Bessa na Comunidade Quilombola do Castainho em Pernambuco. 237f. 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Pernambuco, Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea, 2017.

Readler, Juliana. Quilombolas fundam coordenação no AM para defender os direitos das comunidades negras. Acrítica.com., 23 set. 2022. Disponível em: https://www.acritica.com/amazonia/quilombolas-fundam-coordenac-o-no-am-para-defender-os-direitos-das-comunidades-negras-1.282094. Acesso em: 15 jul. 2023.

Sampaio, Patrícia Melo. O fim do silêncio: presença negra na Amazônia. Belém: Açaí; CNPQ, 2011.

Santos, Hélio. Políticas públicas para a população negra no Brasil. Rio de Janeiro: Ibase, 1999. (Observatório da Cidadania, n. 3.)

Santos, Sandra Maisa dos; Noronha, Gilberto Cézar de. Em busca de uma pedagogia decolonial para abordar a história e a memória das comunidades quilombolas do oeste de Minas Gerais. In: XI Encontro Nacional: Perspectivas do Ensino de História – Perspectivas Web 2020. Anais... Ponta Grossa: ABEH, 2020. Disponível em: https://www.abeh.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=429. Acesso em: 15 jul. 2023.

Siqueira, João. Tambor dos Pretos: processos sociais e diferenciação étnica no Rio Jaú, Amazonas. Niterói: Eduff, 2017. (Antropologia e Ciência Política, 59.)

Soares, Edimara Gonçalves. Educação Escolar Quilombola: reafirmação de uma política afirmativa. In: Reunião Científica Regional da ANPEd, 24 a 27 de julho de 2016. Anais... Curitiba, Paraná, 2016. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/dissertacoes_teses/artigo_edimara_goncalves_soares.pdf. Acesso em: 15 jul. 2023.

Downloads

Publicado

2024-04-30

Edição

Seção

Artigos