Educación Escolar Quilombola en la Amazonía

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e54663

Palabras clave:

educación, quilombolas, Amazonas

Resumen

Este artículo propone plantear una discusión teórica sobre la educación escolar de Quilombola en la Amazonía, con el objetivo de reflexionar sobre la presencia negra en la Amazonía, considerando su historia de luchas y logros y más específicamente sobre el proceso educativo de este colectivo históricamente marginado en esta región. donde todavía hay pocos estudios sobre este tema. La investigación es bibliográfica y documental, con un enfoque cualitativo, y el corpus de estudio está formado por datos extraídos de la Secretaría de Educación de los municipios de Amazonas donde hay una comunidad quilombola. Llegamos a la conclusión de que, aunque las leyes que benefician a la Educación de Quilombola en la Educación Básica ya existen, aún queda un largo camino por recorrer antes de que podamos implementar un plan de estudios que ofrezca una educación diferenciada que fortalezca la identidad de Quilombola.

Biografía del autor/a

Laura Belém Pereira, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa e Respectiva Literatura pela Faculdade do Grupo UNIASSELVI (2010) e especialização em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura. Professora - Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura. Mestra em Educação Pela Universidade Federal do Amazonas. Membro do Núcleo de Estudos de Linguagem da Amazônia- NEL- AMAZÔNIA/CNPQ.

Hellen Cristina Picanço Simas, Universidade Federal do Amazonas - Ufam

Professora Associada da Universidade Federal do Amazonas e professora visitante na Universidade de Santiago de Compostela em 2022. Possui doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2013); mestrado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2009); graduação em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (2006). Pós-doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (2018). Pós-doutorado em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade do Norte de Tocantins (2022). Líder do Núcleo de Estudos de Linguagens da Amazônia (Nel-Amazônia/CNPq). Membro do programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas e bolsista CNPq pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Membro da comissão de Línguas Ameaçadas da Associação Brasileira de Linguística – ABRALIN. Foi membro titular da Câmara de Assessoramento Científico FAPEAM (2015-2016). Atualmente desenvolve pesquisa relacionada à Políticas Linguísticas e Processos Educativos Amazônicos.

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Publicado

2024-04-30

Número

Sección

Artigos