Percepções sobre o currículo e a diversidade cultural na sala de aulas com educandos adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p178-197

Palavras-chave:

currículo, diversidade cultural, educandos adultos, sala de aula

Resumo

O objetivo deste artigo é de realçar algumas perceções sobre o conceito de currículo e a relevância da sua contextualização no processo de Ensino e Aprendizagem, tendo em conta a diversidade cultural baseada em idade que se manifesta nas salas de aulas, principalmente, no curso noturno, onde há uma mistura de educandos considerados crianças, jovens e adultos. Foi usada a metodologia descritiva baseada em leituras feitas sobre a matéria e interpretação de ideias-chave defendidas por alguns autores e, também, tem como base a pesquisa que realizei no período 2015 – 2017, na cidade de Maputo. O problema é que os educandos adultos, quando são misturados na mesma sala de aulas com crianças e jovens ficam retraídos e isto prejudica o seu processo de Ensino e Aprendizagem. Entre outros resultados da pesquisa, destaca-se a urgência para o desenho e implementação de um currículo específico até a 12ª classe para os educandos adultos que ingressam na Alfabetização e educação de adultos.

 

Biografia do Autor

António Salvador Domingos Espada, Academia de Ciências Policiais (ACIPOL)

Natural de Maputo, nascido aos 21 de setembro de 1969.

Doutor em Educação/Currículo pela Universidade Pedagógica e PUC: São Paulo. Docente de mestrados e licenciaturas em ciências policiais. Chefe do Departamento de Ensino e Aprendizagem da Academia de Ciências Policiais (ACIPOL) – Moçambique.

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Publicado

2022-03-30

Edição

Seção

Dossiê Temático CURRÍCULO, DIVERSIDADE E DIFERENÇAS CULTURAIS