Percepções sobre o currículo e a diversidade cultural na sala de aulas com educandos adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p178-197

Palavras-chave:

currículo, diversidade cultural, educandos adultos, sala de aula

Resumo

O objetivo deste artigo é de realçar algumas perceções sobre o conceito de currículo e a relevância da sua contextualização no processo de Ensino e Aprendizagem, tendo em conta a diversidade cultural baseada em idade que se manifesta nas salas de aulas, principalmente, no curso noturno, onde há uma mistura de educandos considerados crianças, jovens e adultos. Foi usada a metodologia descritiva baseada em leituras feitas sobre a matéria e interpretação de ideias-chave defendidas por alguns autores e, também, tem como base a pesquisa que realizei no período 2015 – 2017, na cidade de Maputo. O problema é que os educandos adultos, quando são misturados na mesma sala de aulas com crianças e jovens ficam retraídos e isto prejudica o seu processo de Ensino e Aprendizagem. Entre outros resultados da pesquisa, destaca-se a urgência para o desenho e implementação de um currículo específico até a 12ª classe para os educandos adultos que ingressam na Alfabetização e educação de adultos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

António Salvador Domingos Espada, Academia de Ciências Policiais (ACIPOL)

Natural de Maputo, nascido aos 21 de setembro de 1969.

Doutor em Educação/Currículo pela Universidade Pedagógica e PUC: São Paulo. Docente de mestrados e licenciaturas em ciências policiais. Chefe do Departamento de Ensino e Aprendizagem da Academia de Ciências Policiais (ACIPOL) – Moçambique.

Referências

ARCHER, David; COTTINGAM, Sara. Manual matriz Reflect. Maputo: Actionaid, 1997.

BERTRAND, Yves. Teorias contemporâneas da Educação. 2. ed. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.

ESPADA, António. Currículo do Ensino Básico e de Alfabetização e Educação de Adultos na Cidade de Maputo - Pertinência dos Conteúdos Temáticos e da Metodologia de Ensino e Aprendizagem (2015 – 2017). Maputo: Universidade Pedagógica, 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 27. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.

GIMENO SACRISTÁN, José. O Currículo – Uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artimed, 2000.

GIMENO SACRISTÁN, José. Saberes e Incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.

MANGRASSE, Lucas. A Ideologização do Processo de Alfabetização e Educação de Jovens Adultos na Província de Nampula, Moçambique, no Período de 1975 a 2003: tensão entre fatores políticos e culturais. 2004. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.

MARSH, Colin; WILLIS, George. Curriculum – Alternative Aproaches, Ongoing Issues. 2. ed. Upper Saddle River: Prentice Hall, 1999.

MOÇAMBIQUE. Lei 23/2007 - Lei de Trabalho, de 1 de agosto. Maputo: Escolar Editora, 2007.

MOÇAMBIQUE. Lei n.º 7/2008 - Lei de Promoção e Protecção dos Direitos da Criança, de 9 de julho. Boletim da República, n.º 9, I Série, Maputo: Imprensa Nacional, 2008.

MOÇAMBIQUE. Estratégia de Alfabetização e Educação de Adultos em Moçambique (2010-2015). Maputo: MINED, 2011.

MOÇAMBIQUE. Decreto-Lei n.º 3/2006, de 23 de agosto - Atualiza o Código Civil. 3. ed. Maputo: Plural Editores, 2013a.

MOÇAMBIQUE. Os grandes avanços e desafios do sector da educação em Moçambique 1974 -2013. Maputo: DINAEA, 2013b.

MOÇAMBIQUE. Resolução n.º 16/2013, de 31 de dezembro - Aprova a Política da Juventude e revoga a Resolução n.º 4/96, de 20 de março. Boletim da República n.º 104, I Série, Maputo: Imprensa Nacional, 2013c.

MOÇAMBIQUE. Lei nº 1/2018, de 12 de junho – Constituição da República de 2004 atualizada. Maputo: Imprensa Nacional, 2018.

MOÇAMBIQUE. Lei nº 22/2019, de 11 de dezembro - Lei da Família. Boletim da República n.º 239, I Série, Maputo: Imprensa Nacional, 2019.

NAFUKHO, Fredrick; AMITABI, Maurice; OTUNGA, Ruth. The psychology of adult learning in Africa. Gaborone: UNESCO, 2005.

PRATA, Ana. Dicionário Jurídico. 5. ed. Coimbra. Almedina. 2020.

RAKOMA, M. A bet needs assessment in the northen province. Sovenga: University of North, 2000.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Teorias do currículo. Porto: Porto Editora, 2000.

TIGHT, Malcolm. Key concepts in adult education and training. Londres e Nova York: Routledge, 1996.

VOGT, Maria; ALVES, Elionai. Revisão Teórica sobre a Educação de Adultos para uma Aproximação com Andragogia. 2005. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1171/117120356013.pdf. Acesso em: 13 jun. 2021.

WESTBROOK, Robert; TEIXEIRA, Anísio. John Dewey. Recife: Massangana, 2010.

Downloads

Publicado

2022-03-30

Edição

Seção

Dossiê Temático CURRÍCULO, DIVERSIDADE E DIFERENÇAS CULTURAIS