Percepções sobre o currículo e a diversidade cultural na sala de aulas com educandos adultos
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p178-197Palavras-chave:
currículo, diversidade cultural, educandos adultos, sala de aulaResumo
O objetivo deste artigo é de realçar algumas perceções sobre o conceito de currículo e a relevância da sua contextualização no processo de Ensino e Aprendizagem, tendo em conta a diversidade cultural baseada em idade que se manifesta nas salas de aulas, principalmente, no curso noturno, onde há uma mistura de educandos considerados crianças, jovens e adultos. Foi usada a metodologia descritiva baseada em leituras feitas sobre a matéria e interpretação de ideias-chave defendidas por alguns autores e, também, tem como base a pesquisa que realizei no período 2015 – 2017, na cidade de Maputo. O problema é que os educandos adultos, quando são misturados na mesma sala de aulas com crianças e jovens ficam retraídos e isto prejudica o seu processo de Ensino e Aprendizagem. Entre outros resultados da pesquisa, destaca-se a urgência para o desenho e implementação de um currículo específico até a 12ª classe para os educandos adultos que ingressam na Alfabetização e educação de adultos.
Referências
ARCHER, David; COTTINGAM, Sara. Manual matriz Reflect. Maputo: Actionaid, 1997.
BERTRAND, Yves. Teorias contemporâneas da Educação. 2. ed. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.
ESPADA, António. Currículo do Ensino Básico e de Alfabetização e Educação de Adultos na Cidade de Maputo - Pertinência dos Conteúdos Temáticos e da Metodologia de Ensino e Aprendizagem (2015 – 2017). Maputo: Universidade Pedagógica, 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 27. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.
GIMENO SACRISTÁN, José. O Currículo – Uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artimed, 2000.
GIMENO SACRISTÁN, José. Saberes e Incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.
MANGRASSE, Lucas. A Ideologização do Processo de Alfabetização e Educação de Jovens Adultos na Província de Nampula, Moçambique, no Período de 1975 a 2003: tensão entre fatores políticos e culturais. 2004. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
MARSH, Colin; WILLIS, George. Curriculum – Alternative Aproaches, Ongoing Issues. 2. ed. Upper Saddle River: Prentice Hall, 1999.
MOÇAMBIQUE. Lei 23/2007 - Lei de Trabalho, de 1 de agosto. Maputo: Escolar Editora, 2007.
MOÇAMBIQUE. Lei n.º 7/2008 - Lei de Promoção e Protecção dos Direitos da Criança, de 9 de julho. Boletim da República, n.º 9, I Série, Maputo: Imprensa Nacional, 2008.
MOÇAMBIQUE. Estratégia de Alfabetização e Educação de Adultos em Moçambique (2010-2015). Maputo: MINED, 2011.
MOÇAMBIQUE. Decreto-Lei n.º 3/2006, de 23 de agosto - Atualiza o Código Civil. 3. ed. Maputo: Plural Editores, 2013a.
MOÇAMBIQUE. Os grandes avanços e desafios do sector da educação em Moçambique 1974 -2013. Maputo: DINAEA, 2013b.
MOÇAMBIQUE. Resolução n.º 16/2013, de 31 de dezembro - Aprova a Política da Juventude e revoga a Resolução n.º 4/96, de 20 de março. Boletim da República n.º 104, I Série, Maputo: Imprensa Nacional, 2013c.
MOÇAMBIQUE. Lei nº 1/2018, de 12 de junho – Constituição da República de 2004 atualizada. Maputo: Imprensa Nacional, 2018.
MOÇAMBIQUE. Lei nº 22/2019, de 11 de dezembro - Lei da Família. Boletim da República n.º 239, I Série, Maputo: Imprensa Nacional, 2019.
NAFUKHO, Fredrick; AMITABI, Maurice; OTUNGA, Ruth. The psychology of adult learning in Africa. Gaborone: UNESCO, 2005.
PRATA, Ana. Dicionário Jurídico. 5. ed. Coimbra. Almedina. 2020.
RAKOMA, M. A bet needs assessment in the northen province. Sovenga: University of North, 2000.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Teorias do currículo. Porto: Porto Editora, 2000.
TIGHT, Malcolm. Key concepts in adult education and training. Londres e Nova York: Routledge, 1996.
VOGT, Maria; ALVES, Elionai. Revisão Teórica sobre a Educação de Adultos para uma Aproximação com Andragogia. 2005. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1171/117120356013.pdf. Acesso em: 13 jun. 2021.
WESTBROOK, Robert; TEIXEIRA, Anísio. John Dewey. Recife: Massangana, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.