Cliques, palavras e imagens

a escrita em um telecentro de uma Comunidade quilombola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p783-808

Palavras-chave:

práticas de escrita, tecnologias digitais de comunicação e informação, currículo, telecentro, Comunidade quilombola

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que analisou as práticas de escrita no uso do computador e da internet em um telecentro de uma comunidade quilombola situada ao norte de Minas Gerais/Brasil. O objetivo foi investigar como os jovens da comunidade quilombola integraram Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação ao seu cotidiano, à medida que frequentavam o curso de inclusão digital no telecentro. Adotou-se uma perspectiva interpretativa de investigação, a partir de uma abordagem etnográfica. Os dados mostraram que, embora o curso de informática possa conter em sua programação um currículo prescrito para a inclusão do aluno no ambiente digital, essa inclusão pode estar mais relacionada à forma como os usuários se organizam e se envolvem em atividades usando computadores e a internet em suas práticas cotidianas ligadas às identidades culturais particulares.

Biografia do Autor

Maria Jacy Maia Velloso, Universidade Estadual De Montes Claros

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais, Universidade Estadual de Montes Claros/ Minas Gerais – Unimontes.

Maria Lúcia Castanheira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação. Professora titular da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth B.; VALENTE, José Armando. Tecnologias e Currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011.

BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari. K. Qualitative research for education: an introduction for theory and methods. Boston: Allyn and Bacon, 1982.

BRASIL. Ministério das Comunicações. Inclusão digital. 2010. Disponível em: http://www.mc.gov.br/inclusao-digital-mc/telecentros/conheca-o-telecentro-comunitario/. Acesso em: 24 jun. 2021.

BRASIL. Decreto n. 4.887/2003, de 20 de novembro de 2003. Regulamenta o procedimento para identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos de que trata o art. 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 21 de novembro de 2003.

CARNEIRO, Carla Bronzo Ladeira. Intervenção com foco nos resultados: elementos para o desenho e avaliação de projetos sociais. In: COSTA, Bruno Lazzarotti Diniz. CARNEIRO, Carla Bronzo Ladeira. Gestão social: o que há de novo? Volume 2: elementos para a ação. Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro, 2004. p. 69-93.

CASTANHEIRA, Maria Lucia et al. Interactional ethnography: An approach to studying the social construction of literate practices. Linguistics and education, v. 11, n. 4, p. 353-400, 2000. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0898589800000322. Acesso em: 23 jan. 2021.

CORRÊA, Manoel Luiz G. O modo heterogêneo de constituição da escrita. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

COSCARELLI, Carla Viana. Textos e hipertextos: procurando o equilíbrio. Linguagem em (Dis) curso, v. 9, p. 549-564, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ld/a/BQKxvxwpBQPTDpynwmRnZkH/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 jun. 2021.

COSCARELLI, Carla Viana. Letramento digital no INAF. Revista Linguagem & Ensino, v. 20, n. 1, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/15221. Acesso em: 22 jun. 2021.

DA SILVA HORTA, Marina Cajaíba; OLIVEIRA, Marlene. A construção de indicadores sociais aptos a medir a inclusão digital no Brasil. Informação & Sociedade, v. 29, n. 3, 2019. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/147931. Acesso em: 20 jun. 2021.

DE CASTILHO, Suely Dulce; CARVALHO, Francisca Barbosa de Andrade. Educação e quilombo: delineamento dos estudos brasileiros. Quaestio-Revista de Estudos em Educação, v. 17, n. 2, 2015. Disponível em: http://periodicos.uniso.br/ojs3/index.php/quaestio/article/view/2394. Acesso em: 15 abr. 2021.

DIAS, Marcelo Cafiero; NOVAIS, Ana Elisa. Por uma Matriz de Letramento Digital. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE HIPERTEXTO, 3., 2009, Belo Horizonte. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.

DOLL, Johannes; BUAES, Caroline Stumpf. Aprendizagem em curso de inclusão digital para pessoas adultas e idosas. RBCEH, Passo Fundo, v. 6, n. 3, p. 320-331, set. /dez. 2009. Disponível em: https://scholar.google.com.br/scholar?cluster=17827818969303316667&hl=pt-BR&as_sdt=0,5. Acesso em: 14 mar. /2021.

GALVÃO, Ana Maria. O. Histórias das culturas do escrito; tendência e possibilidade de pesquisa. In: MARINHO, Marildes; CARVALHO, Gilcinei T. (Orgs.). Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: UFMG, 2010. p. 218-248.

JEWITT, Carey. Multimodality and Literacy in School Classrooms. Review of Research in Education, v. 32, n. 1, p. 241-267, 2008. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.3102/0091732X07310586. Acesso em: 20 fev. 2020.

KALMAN, Judith. Escribir em la Plaza. Fondo de Cultura Económica, 2003.

LANKSHEAR, Colin; KNOBEL, Michele. New literacies: Everyday practices and classroom learning. Open University Press, 2006.

LANKSHEAR, Colin; SNYDER, Ilana; GREEN, Bill. Teachers and technoliteracy: Managing literacy, technology and learning in schools. Sydney: Allen & Unwin, 2000.

LITTO, Fredric M.; FORMIGA, Marcos (Orgs.). Educação a Distância: estado da arte. São Paulo: Pearson Education Brasil, 2009.

KRESS, Gunther.; BEZEMER Jeff. Escribir en un mundo de representación multimodal. In: KALMAN, Judith; STREET, Brian (Coords.). Lectura, escritura y matemáticas como prácticas sociales: Diálogos con América Latina. Pátzcuaro, Michoacán, México: Centro de Cooperación Regional para la Educación de Adultos en America latina y el Caribe, 2009. p. 64-83.

RECUERO, Raquel. A conversação em rede: comunicação mediada pelo computador e redes sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2012.

RIBEIRO, Ana Elisa; COSCARELLI, Carla Viana. Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

STREET, Brian V. Literacy in Theory and Practice. Cambridge: CUP, 1984.

STREET, Brian. “What’s “new” in New Literacy Studies? Critical approaches to literacy in theory and practice”. Current Issues in Comparative Education, v. 5, n. 2, p. 77-91, 2003. Disponível em: https://www.tc.columbia.edu/cice/pdf/25734_5_2_street.pdf. Acesso em: 19 jun. 2021.

STREET, Brian V. Os novos estudos sobre o letramento: histórico e perspectivas. In: MARINHO, Marildes; CARVALHO, Gilcinei T. (Orgs.). Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: UFMG, 2010. p. 33-53.

STREET, Brian V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento da etnografia e na educação. São Paulo: Parábola, 2014.

STREET, Brian V.; CASTANHEIRA, Maria Lúcia. Práticas e eventos de letramento. Glossário do Ceale. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014.

STREET, Brian; PAHL, Kate; ROWSELL, Jennifer MK. Multimodality and new literacy studies. In: The handbook on multimodality. London: Routledge, 2009.

VALENTE, José Armando; DE ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Políticas de tecnologia na educação no Brasil: visão histórica e lições aprendidas. Archivos Analíticos de Políticas Educativas = Education Policy Analysis Archives, v. 28, n. 1, p. 94, 2020. Disponível em: https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/4295/2460. Acesso em: 12 mar. 2021.

VELLOSO, Maria Jacy Maia. Práticas de letramento no contexto digital: usos da leitura e da escrita no telecentro de uma comunidade quilombola. 2015 Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.

VILLELA, Ana Maria Nápoles et al. Linguagem, tecnologia e educação. São Paulo: Peirópolis, 2010.

XAVIER, Antonio Carlos; SANTOS, Carmi Ferraz. O texto eletrônico e os gêneros do discurso. Veredas - Revista de estudos Linguísticos, Juiz de Fora, v. 4, n. 1, p. 51-57, jan./jun. 2000. Disponível em: https://www.ufjf.br/revistaveredas/files/2009/12/artigo56.pdf. Acesso em: 06 fev. 2021.

Downloads

Publicado

2022-06-29

Edição

Seção

Artigos