Cliques, palavras e imagens
a escrita em um telecentro de uma Comunidade quilombola
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p783-808Palavras-chave:
práticas de escrita, tecnologias digitais de comunicação e informação, currículo, telecentro, Comunidade quilombolaResumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que analisou as práticas de escrita no uso do computador e da internet em um telecentro de uma comunidade quilombola situada ao norte de Minas Gerais/Brasil. O objetivo foi investigar como os jovens da comunidade quilombola integraram Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação ao seu cotidiano, à medida que frequentavam o curso de inclusão digital no telecentro. Adotou-se uma perspectiva interpretativa de investigação, a partir de uma abordagem etnográfica. Os dados mostraram que, embora o curso de informática possa conter em sua programação um currículo prescrito para a inclusão do aluno no ambiente digital, essa inclusão pode estar mais relacionada à forma como os usuários se organizam e se envolvem em atividades usando computadores e a internet em suas práticas cotidianas ligadas às identidades culturais particulares.
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