Questões de gênero em uma experiência de educação integral
o currículo da cidade e o dispositivo da infantilidade
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i3p1215-1242Palavras-chave:
gênero, currículo da cidade, dispositivo da infantilidade, educação integralResumo
Considerando que as cidades têm um currículo, este artigo objetiva analisar questões de gênero identificadas em uma pesquisa que investigou um grupo de crianças em uma experiência de educação integral que tem como característica que seus/suas participantes saiam do espaço escolar: o Programa Escola Integrada. Com base na perspectiva pós-crítica de currículo, o artigo mostra como o dispositivo da infantilidade (que, desde o início da Modernidade, tem produzido sujeitos infantis) entra em conflito com questões relativas ao gênero, demandando posições de sujeito diversas para os/as participantes do Programa. Utilizando elementos da etnografia educacional e da análise de discurso foucaultiana, o artigo mostra como normas e ditos de gênero atuam nesse currículo, de maneira a definir e nomear performances como femininas e masculinas e como adequadas ou não à vivência na infância.
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