Questões de gênero em uma experiência de educação integral

o currículo da cidade e o dispositivo da infantilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i3p1215-1242

Palavras-chave:

gênero, currículo da cidade, dispositivo da infantilidade, educação integral

Resumo

Considerando que as cidades têm um currículo, este artigo objetiva analisar questões de gênero identificadas em uma pesquisa que investigou um grupo de crianças em uma experiência de educação integral que tem como característica que seus/suas participantes saiam do espaço escolar: o Programa Escola Integrada. Com base na perspectiva pós-crítica de currículo, o artigo mostra como o dispositivo da infantilidade (que, desde o início da Modernidade, tem produzido sujeitos infantis) entra em conflito com questões relativas ao gênero, demandando posições de sujeito diversas para os/as participantes do Programa. Utilizando elementos da etnografia educacional e da análise de discurso foucaultiana, o artigo mostra como normas e ditos de gênero atuam nesse currículo, de maneira a definir e nomear performances como femininas e masculinas e como adequadas ou não à vivência na infância.

Biografia do Autor

Pollyanna Regina Batista de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário UNA. Professora de educação básica da rede privada de Belo Horizonte. 

Maria Carolina da Silva Caldeira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação pelo programa de pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social - FaE/UFMG e professora no mesmo programa. Professora do Centro Pedagógico da UFMG.

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Publicado

2022-09-30

Edição

Seção

Artigos