Práticas de escrita por estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação superior

discursos, trajetórias e traçados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e54708

Palavras-chave:

escrita, transtorno do espectro autista, acessibilidade

Resumo

O ingresso de pessoas com TEA na educação superior é recente e cada vez mais comum. Esse nível de ensino requer práticas de escrita complexas, potencializadas ou dificultadas a depender das barreiras vivenciadas e das mediações oferecidas. Por meio da análise de questionários que focam na escrita, respondidos por 13 estudantes com TEA, de cinco Universidades Federais do Sul do Brasil, essa trajetória educacional foi revisitada com o intuito de indicar caminhos que podem tornar as práticas docentes atentas à diversidade. Os resultados, analisados pela perspectiva foucaultiana de discurso, apontam a dificuldade de interação como a principal barreira, a produção textual como dependente de indicações muito claras e mostram que as práticas “disfuncionais” devem ser reinterpretadas como formas alternativas de construção de sentidos que necessitam ser consideradas nas trajetórias curriculares.

Biografia do Autor

Vivian Ferreira Dias, Universidade Federal do Paraná

Fonoaudióloga e Mestre em Filosofia pela Unesp (Marília), Especialista em Leitura e Escrita (pelo CEFAC) e Doutora em Ciências Humanas pela UFSC. É servidora da Coordenadoria de Acessibilidade Educacional da UFSC e realiza estágio Pós-doutoral em Educação pela UFPR. Tem experiência clínica, na docência e como terapeuta de Equoterapia. Interessa-se por questões relativas à acessibilidade e ao discurso.

Laura Ceretta Moreira, Universidade Federal do Paraná

Possui Licenciatura em Educação Especial pela UFSM e em Pedagogia pela FIC- Santa Maria/RS. Mestrado em Educação pela UFSM e Doutorado em Educação pela USP. É professora Associada IV da UFPR, no Setor de Educação no Departamento de Planejamento e Administração Escolar e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação Inclusiva, Política, Gestão e Planejamento Educacional. Atua principalmente nas seguintes temáticas de pesquisa: diferença, diversidade, inclusão e desigualdade social, educação especial, ensino superior, acessibilidade, altas habilidades/superdotação e transtorno do espectro autista.

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2024-04-01

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Artigos