Ambientalização curricular na formação de profissionais do turismo receptivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e54755

Palavras-chave:

currículo, educação ambiental, educação técnica, turismo, meio ambiente

Resumo

O artigo teve como objetivo analisar o grau de ambientalização curricular dos cursos de treinamento para profissionais do receptivo do turismo no estado de Sergipe, Brasil. O objetivo se desenvolve a partir da problematização da importância da inserção das questões ambientais em processos de formação profissional. Tal problematização é abordada, especialmente, a partir dos referenciais teóricos da educação ambiental, do turismo sustentável, da formação técnica e da ambientalização curricular. O corpus da pesquisa, submetido à análise de conteúdo, foi constituído por ementas de cursos de formação para o turismo receptivo oferecidos em Aracaju. Os resultados mostram que os cursos que têm maior grau de ambientalização curricular formam significativamente menos profissionais enquanto os cursos que têm o menor grau de ambientalização curricular formam a vasta maioria de profissionais.

Biografia do Autor

Daniela Rollemberg Lopez Martinez, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe - PRODEMA- UFS. Especialista em Gestão de Empresas de Turismo, pela Universidade Federal de Sergipe. Doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe - PRODEMA - UFS.

Marina de Souza Sartore, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2003) e Mestrado em Engenharia de Produção com ênfase em Dinâmica Organizacional do Trabalho pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Realizou o Doutorado Sanduíche no Centro de Sociologia Européia na École des Hautes Études en Science Sociales (EHESS) no ano letivo de 2007/2008. É doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos. Realizou o pós-doutorado no Royal Melbourne Institute of Technology (2018/2019) no Centre for Urban Research (CUR) e na Sunshine Coast University no Sustainability Research Centre (SRC) na Austrália. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: Turismo, Construção Social dos Mercados no litoral, Ferramentas de Avaliação e Valoração, Sustentabilidade Empresarial, Investimento Responsável. É professora adjunta IV de Sociologia da Universidade Federal de Sergipe - Campus de São Cristóvão, da Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Sergipe e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio-Ambiente (PRODEMA). É líder do Laboratório de Estudos sobre Mercados e Organizações na Sociedade (LEMOS) certificado pelo CNPq. Interesse de supervisões atuais: projetos, projetos de mestrado e doutorado que evoquem a sociologia econômica para o estudo do mercado do turismo, especialmente na relação entre natureza, lazer e mercado.

Cae Rodrigues, Universidade Federal de Sergipe

Professor Adjunto na Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA. Licenciado em Educação Física (UFSCar - 2003), Mestre em Educação (UFSCar - 2007 - pesquisa financiada pela CAPES), Doutor em Educação (UFSCar - pesquisa financiada pelo CNPq / Sanduíche financiado pelo CNPq em Monash University com supervisão do Prof. Dr. Phillip G. Payne). Pós-Doutorado na La Trobe University (Victoria, Austrália - 2018). Pós-Doutorado na University of Sunshine Coast (Queensland, Austrália - 2019). Editor de Edições Especiais do The Journal of Environmental Education. Membro da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana desde 2005, atuando como Vice-Diretor Científico (2007-2011; 2015-2019), Diretor Científico (2011-2015) e Diretor de Eventos (2019-); Pesquisador da Linha de Pesquisa Estudos Socioculturais do Lazer do Núcleo de Estudos de Fenomenologia em Educação Física (UFSCar); Sócio Fundador da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer (ANPEL); Pesquisador do Grupo de Estudos em Formação de Professores, Ambientalização Curricular e Educação em Ciências (UFSCar); Pesquisador do CEMEFEL - Centro de Memória da Educação Física, Esporte e Lazer (UFS); Sócio fundador da empresa Jacaré Ki Pira Eventos e Lazer (São Carlos - SP - www.jacarekipira.com.br). Interesses de pesquisa/supervisão atuais: projetos de pesquisa que usam a ecomotricidade ou a ecofenomenologia como suporte teórico e metodológico, especialmente, em estudos sobre educação ambiental, lazer e ecoturismo.

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2023-12-20

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Artigos