Diversidade sociocultural e currículo nas Amazônias
desafios no enfrentamento à monocultura das mentes
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p238-261Palavras-chave:
currículos, diversidade sociocultural, Amazônias, formação de professoresResumo
Este artigo, objetiva refletir sobre a diversidade sociocultural existente nas múltiplas Amazônias e suas interrelações com o currículo, ao compreender o território em sua pluralidade socioambiental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa bibliográfica e documental desenvolvida por integrantes do NUCFOR, que integra o PROCAD/AMAZÔNIA. Discute a importância da diversidade enquanto direito de todos os povos e compreende as amazônicas em suas múltiplas formas de estar no mundo, a fim de resistir à fragmentação, hierarquização e à padronização que vem sendo propostas pelas políticas curriculares brasileiras, a exemplo da BNCC e da BNC-Formação que recentemente passaram a traçar as diretrizes curriculares nacionais, oferecendo outras propostas e possibilidades.
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