Socio-cultural diversity and curriculum in the Amazons

challenges in addressing the monoculture of minds

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p238-261

Keywords:

curriculum, socio-cultural diversity, Amazons, teacher educating

Abstract

The article discusses sociocultural diversity in multiple Amazons and its interrelationships with the curriculum and teacher education, in their socio-environmental plurality. It is a qualitative bibliographic research linked to the Center for Studies in Curriculum and Educating Processes for Teachers in the Amazons (Nucfor), and to the National Program for Academic Cooperation in the Amazon (Procad/Amazônia). It discusses the importance of diversity as a right of all peoples and understands the Amazon in its multiple ways of being in the world, in order to resist the standardization of the National Curriculum Common Base (BNCC) and the National Teacher Educating Base (BNC-Formação). We conclude that a dispute is necessary to ensure that diversity and traditional knowledge are recognized as valid knowledge as opposed to the monoculture of knowledge.

Author Biographies

Leila Maria Camargo, Universidade Estadual de Roraima- UERR

Professora da Universidade Estadual de Roraima-UERR e da Rede Pública do Ensino do Estado. Doutora em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016). Pós doutora junto à UFPA/ PROCAD/AMAZÔNIA (2019-2020).

Salomão Antônio Mufarrej Hage, Universidade Federal do Pará-UFPA

Doutorado Sanduíche pela Universidade de Wisconsin-Madison (1999) e doutorado em
Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). É professor
do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará e docente do Programa
de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Linguagens e Saberes da
Amazônia. É bolsista produtividade do CNPq. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em
Educação do Campo na Amazônia (GEPERUAZ), Integra a Coordenação do Fórum Paraense
de Educação do Campo e Coordena a Escola de Conselhos Pará: Núcleo de Formação
Continuada de Conselheiros Tutelares e de Direitos da Amazônia Paraense. É membro da
Rede Universitas e pesquisador do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia
(PROCAD/Amazônia), o qual integra as instituições UNIFAP, Universidade Federal
do Pará (UFPA) e Universidade Estadual de Roraima (UERR). Participa do Núcleo de Estudos
em Currículos e Processos Formativos de Educadores e Educadoras nas Amazônias, é
membro da Rede de Estudos em Educação Superior Universitas, da Associação Nacional de
Política e Administração da Educação (ANPAE) e da Associação Nacional de Pós-Graduação
e Pesquisa em Educação (ANPEd)

Raimunda Kelly Silva Gomes, Universidade Estadual do Amapá-UEAP

Doutora em educação, pela universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Educação
Ambiental. Atualmente é docente da Universidade do Estado do Amapá, curso de
licenciatura em Pedagogia onde vem desenvolvendo atividades de pesquisa e extensão universitária,
como líder do grupo de integração socioambiental e educacional (GISAE) e
Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do
Amapá (UNIFAP). Além disso, orienta iniciação cientifica e mestrado, com estudos voltados
as questões socioambientais e educacionais no Estado do Amapá

Arthane Menezes Figueiredo, Universidade Federal do Amapá- UNIFAP

Doutora em Educação, pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Mestre em Desenvolvimento
Regional, pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e Pedagoga pela
Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). É Professora Adjunta III/DE da Universidade Federal
do Amapá, atuando no curso de Pedagogia, na Especialização em Políticas Educacionais e
no Programa de Pós Graduação em Educação da UNIFAP, neste atua como docente permanente
do Mestrado em Educação. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas Marxismo,
Trabalho e Políticas Educacionais (GEMTE) vinculado ao CNPq, é pesquisadora do Programa
Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (PROCAD/Amazônia), o qual integra as instituições
UNIFAP, Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Estadual de Roraima
(UERR). Participa do Núcleo de Estudos em Currículos e Processos Formativos de Educadores
e Educadoras nas Amazônias, é membro da Rede de Estudos em Educação Superior Universitas,
da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e da Associação
Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). É coordenadora do Curso de
Pedagogia da UNIFAP/Campus Marco Zero.

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Published

2022-03-30

Issue

Section

Dossiê Temático CURRÍCULO, DIVERSIDADE E DIFERENÇAS CULTURAIS