Diálogo crítico educacional no seio da globalização
saberes da educação quilombola nas Ilhas de Abaetetuba, Amazônia
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p198-216Palavras-chave:
escola quilombola, identidade, currículo, globalização, desterritorializaçãoResumo
Aborda-se neste artigo a escola quilombola, numa comunidade situada nas Ilhas de Abaetetuba, Amazônia, a partir de uma discussão teórico-conceptual da globalização e das teorias pós-coloniais ou decoloniais e de uma metodologia de um estudo de caso, a partir de uma roda de conversa que reuniu atores diferentes da comunidade educativa. As vozes desses atores, bem como a observação dos espaços culturais são um ponto de partida para situar o contexto das comunidades remanescentes de quilombo e seus atuais desafios, perante uma lógica de uniformização que tem contribuído para a perda de identidade desses espaços de formação, através dos seus saberes, das suas práticas e das suas tradições.
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