Para além de mim há o horizonte do outro

experiências éticas com crianças pequenas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i3p1160-1188

Palavras-chave:

infância, filosofia, Ética da Libertação

Resumo

O artigo versa sobre filosofia na educação infantil a partir da Ética da Libertação, analisando vivências éticas com crianças de 2-6 anos na escola. O estudo faz referência à pesquisa de Mestrado que objetivou observar metodologias de educadoras na sala de aula. Destaca os anseios, vitórias e dificuldades da proposta. Aponta, entre suas possibilidades, o desenvolvimento crítico apresentado pelas crianças sobre o cuidado com o ‘Outro’. A abordagem foi qualitativo-participante e problematizou o motivo de as docentes ensinarem ética, os conteúdos ministrados, a concepção de ensino, a metodologia usada e os conflitos encontrados. A dissertação e o artigo fundamentam-se em Paulo Freire e Enrique Dussel. Uma das conclusões do estudo é que a maioria das dificuldades no ensino de ética com crianças ocorre por falta de fundamentação teórica, assinalando que a formação em filosofia é necessária.

Biografia do Autor

Nilda da Silva Pereira, Centro Universitário Vale do Cricaré

Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)  e pós-Doutora em Sociologia Política pela Universidade Vila Velha (UVV-ES).

Arnor da Silva Ribeiro

Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em História Regional pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Câmpus de Aquidauana.

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Publicado

2022-09-30

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Artigos