Estratégias retóricas do Todos Pela Educação

contexto de influência e de intervenção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e55013

Palavras-chave:

retórica; Todos Pela Educação; direitos educacionais; pandemia; currículo.

Resumo

Neste artigo, destaca-se, a partir da perspectiva discursiva e da análise retórica, estratégias em torno dos direitos educacionais na contingência instaurada pelo Coronavírus Sars-Cov-2. Problematiza-se um cenário de disputas sobre o funcionamento das escolas e a atuação dos professores em que o movimento Todos Pela Educação projeta significação de ordenamento e de normatização. Como resultados, identificaram-se a redução/condensação da Educação a Distância às ferramentas utilizadas nessa modalidade de ensino e um investimento pertinente à cientificidade dos dados que subsidiam a tomada de decisões nas políticas educacionais, construção discursiva que opera como fundamento das políticas deliberativas.

Biografia do Autor

Geniana dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação (UERJ), Professora na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Participa do Grupo de Pesquisa em Políticas Contemporâneas de Currículo e Formação docente (UFMT).

Clarissa Bastos Craveiro, Universidade Federal Fluminense

 

Doutora em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), doutorado sanduíche na Universidade do Porto (FPCEUP) na área de Currículo e Formação de Professores. Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em Modalidades de Intervenção nos Processos de Aprendizagem pela Pontifícia Universidade Católica. Graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP). Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFF/IEAR). Líder do Grupo de Pesquisas Curriculares (GPeC).

Denise Souza Destro, Prefeitura de Juiz de Fora

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 1997 Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 2004 Doutora em Educação pela  Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 2019 Professora de Educação Física da Rede Pública Municipal de Juiz de Fora e Técnica da Secretaria de Educação de Juiz de Fora Membra da Associação Brasileira de Currículo (ABdC) e da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) 

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Publicado

2023-03-30

Edição

Seção

Artigos