Percepção do Preceptor em Saúde sobre os Processos Educacionais em um Hospital Universitário no Sertão de Pernambuco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i4p1878-1903

Palavras-chave:

preceptoria, ensino, Formação profissional em saúde, prática profissional, educação em saúde.

Resumo

Este estudo objetivou analisar a percepção dos preceptores sobre os processos educacionais nos quais estão inseridos, com relação ao reconhecimento de seu papel formativo em saúde. Trata-se de um estudo transversal, qualitativo, de caráter descritivo com apresentação de dados exploratórios, efetuado por meio de questionário on-line e grupo focal e utilizado método de análise de conteúdo e nuvem de palavras. Evidenciou-se que o exercício da preceptoria possui relevância na permuta de conhecimentos, desenvolvimento individual e profissional e no progresso de produções científicas. No entanto, também foram ratificados precária formação didática, desconhecimento dos projetos pedagógicos dos cursos em saúde, fragilidade no diálogo entre serviço e academia, além da carência de incentivo financeiro e institucional, causando desânimo à preceptoria e a necessidade de agregação do preceptor no processo formativo do estudante. A percepção dos preceptores apontou potencialidades e fragilidades relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem para a formação em saúde, induzindo, assim, o cultivo de métodos, ferramentas e instrumentos para serem debatidos e publicados entre preceptores, graduandos, docentes, serviços e instituições de ensino.

Biografia do Autor

Victor Hugo da Silva Martins, Universidade de Pernambuco - UPE

Mestre em Educação (UPE). Professor Auxiliar da Universidade de Pernambuco (UPE). Enfermeiro Sanitarista pela Residência Multiprofissional em Saúde da Família com ênfase em Saúde Coletiva (UNIVASF). Gestão em Saúde (UFRB). Enfermeiro Intensivista, Gestão e Enfermagem do Trabalho e Auditoria em Enfermagem (ÚNICA). 

Tarcísio Fulgêncio Alves da Silva, Universidade de Pernambuco - UPE

Graduado em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (1998), Especialização em Fisioterapia aplicada a Traumatologia e Ortopedia (2000), Mestrado em Fisioterapia pelo Centro Universitário do Triângulo - UNITRI (2002) e Doutorado em Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (2009). É Professor Adjunto do Curso de Fisioterapia da Universidade de Pernambuco - UPE, campus Petrolina e Professor Permanente no Programa de Mestrado Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI).

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Publicado

2022-12-28

Edição

Seção

Artigos