Os sete saberes de Edgar Morin como fundamentos epistemológicos na formação docente on-line
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e55451Palavras-chave:
formação docente on-line, prática pedagógica, ação docente, pensamento complexo, sete saberes de Edgar MorinResumo
Este artigo é resultado de uma pesquisa que objetivou: (i) identificar as impressões da organização e do desenvolvimento de curso on-line, por meio da coleta de indicadores sobre o processo de formação continuada; (ii) analisar as contribuições por meio dos relatos dos professores participantes de curso on-line sobre a possibilidade de os sete saberes de Edgar Morin subsidiarem o início do acolhimento do pensamento complexo na prática pedagógica. A pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, envolveu a formação continuada on-line de 28 professores portugueses e brasileiros. Como suporte metodológico, utilizaram-se a netnografia e, exclusivamente, um repositório digital na web como lócus de produção de dados. Os resultados indicam que os docentes adquirem saberes teóricos e práticos ao longo da carreira, por meio de estudos, da prática pedagógica e das trocas com seus pares. Conclui-se que a mudança epistemológica no acolhimento do pensamento complexo necessita de processos de formação continuada presencial ou on-line.
Referências
Behrens, Marilda Aparecida; Fleury, Patrícia Fonseca F.; Prigol, Edna Liz. Saberes docentes à luz da complexidade e transdisciplinaridade na renovação da prática pedagógica em busca do diálogo e da ética. Debates em Educação, Maceió, v. 14, n. 36, p. 185-197, 2022. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14216. Acesso em: 30 nov. 2023.
Freire, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
Martinazzo, Celso José. Pedagogia e educação escolar sob o olhar da complexidade: desafios e perspectivas para uma pedagogia complexa. In: Sá, Ricardo Antunes de; Behrens, Marilda Aparecida (orgs.). Teoria da Complexidade: contribuições epistemológicas e metodológicas para uma pedagogia complexa. Curitiba: Appris, 2019. p. 169-188.
Massuchetti, Cristiani; SILVA, Madalena Pereira da. As contribuições do paradigma da complexidade na docência no Ensino Superior. Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, ano 25, n. 45, p. 217-236, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1057. Acesso em: 1 fev. 2023.
Maturana, Humberto; Varela, Francisco. A árvore do conhecimento. Campinas: PSY, 1997.
Monteiro, Luana; Fortunato, Ivan. A relação entre saberes docentes e a formação continuada: teses e dissertações 2012-2017. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 4, p. 2260-2274, out./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12276. Acesso em: 31 jan. 2023.
Moraes, Maria Cândida. Transdisciplinaridade e educação. In: SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de; Magalhães, Solange Martins Oliveira (orgs.). Formação de professores: elos da dimensão complexa e transdisciplinar. Goiânia: PUC Goiás, 2012. p. 71-90.
Moraes, Maria Cândida. O paradigma educacional ecossistêmico: por uma nova ecologia da aprendizagem humana. Rio de Janeiro: Wak, 2021.
Moraes, Maria Cândida; Navas, Juan Miguel Batalosso. Transdisciplinaridade, criatividade e educação: fundamentos ontológicos e epistemológicos. Campinas: Papirus, 2015.
Morin, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.
Morin, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2007.
Morin, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
Morin, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.
Morin, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do presente. In: Moraes, Maria Cândida; Almeida, Maria da Conceição (orgs.). Os sete saberes necessários para a educação do futuro. Por uma educação transformadora. Rio de Janeiro: Wak, 2012. p. 33-45.
Oliveira, Tatiana Laiz Freitas da Fonseca; Behrens, Marilda Aparecida; Prigol, Edna Liz. Formação docente on-line à luz do paradigma da complexidade. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 4, p. 1888-1902, out./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13065. Acesso em: 31 jan. 2023.
Rossato, Maristela; Behrens, Marilda Aparecida; Prigol, Edna Liz. A metodologia da cocriação no processo de autoformação profissional docente.BOCA – Boletim de Conjuntura, Boa Vista, v. 13, n. 37, p. 286-306, 2023. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1909. Acesso em: 30 nov. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.